
As temidas pedras nos rins podem levar a inflamações e dores intensas. Em alguns casos, o processo cirúrgico é necessário para a remoção. Existe, porém, uma forma de evitar o problema: mudança de hábito. São ações simples que ajudam no trabalho de prevenção. Entre as medidas necessárias estão: beber bastante água e reduzir o consumo de sal.
Um fato curioso é que o número de casos sobe com o aumento da temperatura. A explicação é simples. Com o calor, as pessoas transpiram mais e podem ficar mais desidratadas, caso não intensifiquem o consumo de água.
Essa desidratação compromete a filtragem de líquido nos rins. Com a urina mais concentrada surgem as pedras, chamadas de cálculos renais.
Alimentação
Além do consumo de água, uma boa alimentação pode reduzir o problema. No verão, é importante manter uma alimentação equilibrada, sem aumentar o consumo de carne.
Algumas pessoas costumam beber determinados chás para eliminar as pedras. Entretanto, especialistas afirmam que o que realmente funciona é evitar o aparecimento do problema. Para isso, água.
A boa notícia é que os cálculos saem naturalmente na maioria dos casos. Infelizmente, isso pode levar a dor e até algumas infecções. Por isso, uma consulta médica é necessária para que os problemas sejam minimizados. Além disso, lembre-se de manter um estilo de vida saudável, com a prática regular de atividade física e a manutenção de uma dieta equilibrada.
Fonte: Agência Estado
LEIA MAIS:
- Otimismo dos comerciantes melhora em maio, diz CNC
- São Paulo: GT definirá estratégias para melhoria das linhas 8 e 9
- Dupla é presa pela GCM de Piracicaba após roubar R$ 1,8 milhão em produtos de joalheira
- Saneamento: prazo para municípios preencherem sistema termina dia 30
- Piracicaba e região reduz roubos em geral e todas modalidades de furtos em abril