Penitenciária Masculina deverá abordar ações contra coronavírus durante jornada

Presídio fará a 4ª edição Jornada de Cidadania e Empregabilidade (Claudinho Coradini/JP)

A direção da Penitenciária Masculina de Piracicaba está finalizando a programação da 4ª a Jornada de Cidadania e Empregabilidade, que está prevista para ocorrer de 6 a 9 de abril, no interior da unidade prisional. Deverão participar aproximadamente 1,8 mil ressocializandos, que cumprem pena no presídio. Haverá a realização de exames e palestras com temas diversos. Um deles será as ações para evitar o contágio do novo coronavírus, que a cada dia aumenta novos casos.

O diretor da Penitenciária Élcio José Bonsaglia disse que o evento é dar novas oportunidades aos reeducandos. “Iremos dar ênfase nas ações aplicadas diariamente na Penitenciária de Piracicaba, pautado no cumprimento de pena humanizado e digno buscando a aplicação da justiça restaurativa. A Jornada conta com o apoio de diversas colaboradores da sociedade civil, órgãos públicos e entidades assistenciais e religiosas, que enxergam a necessidade, assim como nós (Unidade Prisional), que o ser humano que está privado de sua liberdade pode deixar a vida delituosa e fazer parte da sociedade de forma honesta”, disse Bonságlia. “Nossos colaboradores nos ajudam nessa mobilização para ajudar que as pessoas que estão no cárcere saiam melhores do que quando chegaram”, completou o diretor.

Estão previstos, além da aferição de pressão arterial, peso, teste de glicemia e testes rápidos de Hepatite B, Hepatite C, Sífilis e HIV.

As professoras da escola vinculadora Escola Estadual Prof. “Elias de Mello Ayres” farão a exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos reeducandos durante o curso de desenho, ministrado dentro da unidade prisional.

De acordo com a SAP (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária), os parceiros para a realização da jornada são o IIRGD (Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt), que atua na emissão de Registros Gerais – RGs; a SERT (Secretaria de Emprego e Relações de Trabalho), que emite Carteiras de Trabalho e Previdência Social; a Defensoria Pública do Estado de São Paulo que realiza Plantão de atendimento judiciário; a SJDC (Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania), que através dos servidores do GCAE (Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade) da CRSC fornecem o cadastro para emissão de Certidões de nascimento, Casamento e de Óbito; Secretaria de Saúde do Município, Semtre (Secretaria Municipal de Trabalho e Renda), Câmara, SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo) e Instituto Art & Hair.

“Nas palestras também abordaremos a prevenção a reincidência, empreendedorismo. Temos vários colaboradores que os auxiliam nessa proposta”, afirmou a diretora do Centro de Reintegração e Atendimento à Saúde, Cleide Coelho da Silva Santos.

Cristiani Azanha

[email protected]