Penitenciária Masculina realiza testes rápidos nos servidores

Nesta etapa, somente os servidores farão os testes (Foto: Divulgação/SAP)

A Penitenciária Masculina de Piracicaba realiza testes rápidos em seus funcionários, por meio da parceria com a Prefeitura. De acordo com a direção da unidade foram identificados três casos positivos da covid-19 entre os servidores, que ficaram afastados e já retornaram às respectivas atividades. Todos tiveram o acompanhamento da SAP (Secretaria da Administração Penitenciária). O trabalho com a prefeitura trouxe maior tranquilidade tanto para o corpo funcional como para a população carcerária, visto que, as possibilidades de contágios estão sendo minimizadas.

O diretor da Penitenciária Élcio José Bons áglia disse que a população carcerária também está assistida. Como medida de precaução, um pavilhão da unidade foi disponibilizado exclusivamente para presos com algum sintoma da doença, mesmo que não seja confirmada. “Qualquer preso que apresente algum sintoma é colocado em isolamento e permanece sozinho em uma cela, enquanto se recupera. Mesmo que seja apenas uma gripe normal”, afirmou o diretor.

A unidade também realiza com frequência a higienização de todos os ambientes, desde a entrada da unidade até os pavilhões, onde ficam os detentos.

De acordo com a SAP, a Pasta tem realizado busca ativa para casos similares à covid-19 entre os sentenciados e servidores em unidades prisionais em todo o estado. Seguindo ainda, as determinações do Centro de Contingência do coronavírus e avalia permanentemente o direcionamento de ações para o enfrentamento do problema. Medidas de higiene e distanciamento preconizados pelos órgãos de saúde foram aplicadas, foram suspensas as atividades coletivas; a limpeza das áreas foi intensificada; a entrada de qualquer pessoa alheia ao corpo funcional foi restringida; foi determinada a quarentena para os presos que entram no sistema prisional; realizado o monitoramento dos grupos de risco; ampliação na distribuição de produtos de higiene, álcool em gel e sabonete e distribuição de Equipamentos de Proteção Individual. Todo servidor com suspeita de diagnóstico da covid-19, ou já com caso confirmado, está devidamente afastado sob medidas de isolamento em sua residência, conforme orientações do Comitê de Contingência do coronavírus e a Secretaria acompanha seu quadro clínico, fornecendo todo o suporte necessário para sua recuperação.

Cristiani Azanha