Dito figurou por 17 anos nas tiras do Jornal de Piracicaba (Foto: Divulgação)

Dito, personagem criado pelo artista Érico San Juan e que figurou nas tiras do Jornal de Piracicaba, representa a produção quadrinística local no livro Tiras Brasileiros, lançado recentemente pela editora Laços. A obra, organizada por Luigi Rocco, resgata a história dos quadrinhos nacionais por meio das tiras, publicadas em jornais impressos de todo o país.
Érico conta que soube por acaso, numa rede social, em grupos de desenhistas. “O próprio autor anunciou uma matéria sobre o lançamento, de um blog que ele mesmo mantém referente ao assunto, Tirtas Memory”.

A notícia, claro, o deixou feliz. “É uma obra de referência, as demais eram mais pontuais, esta tem caráter histórico. É como uma recompensa pelo trabalho destes anos. Além disso, estou ao lado de mestres de todas as épocas, autores que acompanhei em algum momento da vida”, confessa o artista.

Dito é a versão criada pelo artista, com nuances piracicabanas, do malandro carioca clássico. “Mas ele, com o tempo, foi mudando, o que é raro em quadrinhos. Em geral, os personagens ‘congelam’ numa mesma idade. O Dito foi acompanhando a passagem do tempo.

Além de estampar as páginas do JP por 17 anos, Érico revela que Dito também ganhou novas histórias no começo de 2020. “Faço tiras novas com o personagem no meu Instagram. Todo domingo posto uma tira nova do Dito lá”. O artista destaca, também que o personagem apareceu em 10 livros, dois inclusive exclusivos do Dito – de 1995 e outro de 2013, da editora Marca de Fantasia. Os outros 8 livros onde o Dito aparece, incluindo esse novo, são coletâneas com vários autores e personagens”.

Erick Tedesco

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

três × 2 =