Prazo para solicitar transferência vai até 1º de outubro; requisição deve ser feita por e-mail (Foto: Divulgação)

A transferência temporária da seção eleitoral ou local de votação dentro do mesmo município por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida pode ser solicitada à Justiça Eleitoral até o dia 1º de outubro.

Em decorrência da pandemia, os eleitores irão às urnas para escolher seus representantes municipais no primeiro turno em 15 de novembro e, caso seja necessário, o segundo turno será no dia 29 do mesmo mês.

De acordo com o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo), a transferência tem caráter temporário e só valerá para as eleições deste ano. As solicitações devem ser feitas aos cartórios eleitorais por meio de e-mail. Em Piracicaba, o endereço eletrônico da 93ª zona eleitoral é o [email protected]; da 244ª, [email protected]; e da 270ª, [email protected] E-mails dos cartórios eleitorais de outras localidades podem ser consultados no site.

Os solicitantes deverão preencher um formulário, que o cartório vai fornecer, além de enviar cópia do documento de identidade e foto tipo selfie. Procuradores e representantes legais – acompanhado da documentação declaratória da pessoa com deficiência ou dificuldade de locomoção – também poderão solicitar.

No mesmo período, a população carcerária e os comandos dos profissionais que foram escalados para trabalhar no dia das eleições municipais, como policiais, bombeiros e guardas municipais, também poderão solicitar a mudança.

“Juízes, promotores e servidores da Justiça Eleitoral designados para atuar nas eleições podem ainda, no prazo citado, habilitar-se para votarem em outra seção ou local de votação de sua cidade”, informou o TRE-SP em nota.

Para transferências definitivas das seções ou locais de votação, os eleitores interessados deverão contatar os cartórios eleitorais após as eleições.

Os mesários e pessoas convocadas para dar apoio logístico no dia das eleições municipais e que vão atuar em local diferente de onde votam poderão solicitar a transferência temporária da seção até 9 de outubro. O local deve pertencer à mesma cidade.

Andressa Mota

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

um + 2 =