Mais de 42 mil pets da região estão enterrados no cemitério de animais

Parque é o lar das almas de mais de 42 mil pets | Foto: Claudinho Coradini/JP

O último adeus é doloroso, mas carregado de bons sentimentos. É assim com entes queridos e é assim com os pets, igualmente amados e que também merecem um lugar especial para o descanso definitivo. Existe um cemitério para os bichinhos de estimação em Piracicaba: o Cemitério Parque de Animais, inaugurado em 1998. Segundo a idealizadora e diretora do espaço, Myriam Sueli Vendemiatti, é o lar das almas de mais de 42 mil pets.

O cemitério ocupa 3.300 metros quadrados de um sítio de 22 mil metros quadrados na Estrada Municipal Jacob Canale, conhecida como Estrada do Pau Queimado, 1301. Myriam conta que demorou três anos para enfim colocá-lo para funcionar. “Foi preciso fazer toda a papelada legal, ter tudo certo, por exemplo, provar que a hidrogeografia do local não polui o manancial”.

À época, revela a diretora, ela se reuniu diversas vezes com os vereadores daquela legislatura para garantir o cumprimento de leis ambientais. “Já existiam cemitérios de animais no país, mas este foi o primeiro do Brasil realmente de acordo com leis”, aponta Myriam.

Hoje, o Parque de Animais conta com sete funcionários, um número pequeno para tanto esforço e serviços que oferecem, além do apoio de três taxi dogs, que fazem o transporte de pets, principalmente de Piracicaba ao cemitério, um pouco afastado do perímetro urbano.

Os taxi dogs, conta Myriam, foram bastante acionados durante os primeiros meses da pandemia da covid-19, quando o espaço estava impossibilitado de realizar cerimônias de despedidas mais longas. “Mas agora as famílias já estão voltando para se despedir melhor do pet”.

A cerimônia acontece em um velório adaptado no local, onde a família do pet pode permanecer perto do corpo do animal antes de ser enterrado. Neste momento do adeus, antes de ser levado à sepultura, o pet é cuidadosamente colocado em um pano, um gesto de respeito e acolhimento ao bichinho. “Principalmente para não ser enterrado direto na terra, para não ir terra no rostinho deles. Mas tem caixãozinho também”, fala Myriam.

Ali, no velório, a equipe do Parque de Animais também pode, caso seja a vontade da família, fazer uma reza ou simplesmente dizer algumas palavras de conforto sobre a partida do pet. “Também usamos flores para este momento. Tem que ser uma despedida a altura do amor que estes animais compartilharam conosco em vida”.

Aliás, o cemitério abriga qualquer tipo de pet. Além de cães e gatos, conta Myriam, tem porquinho da Índia, peixe, um javali (que se chamava Reginaldo), bode, furão, esquilo da Mongólia e muitas outras espécies. A maioria deles são de famílias de Limeira e Rio Claro. “Pets destas duas cidades ocupam 40% de cemitério, mas tem muitos de Piracicaba e Americana, atendemos toda a região”. A diretora destaca, ainda, que o Parque tem duas covas, doadas pelo local, aos cães da Polícia Militar. “Como uma homenagem ao serviço prestado à população”.

Todos os animais enterrados, seja em covas comuns ou túmulos, são noticiados à Sedema (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), ressalta Myriam. E por falar em cova comum, este é o espaço para quem possui recursos limitados e deseja enterrar o pet ali no Parque. O valor é de R$ 150. “Os animais podem ficar por lá até três anos, depois o nosso sistema trava e precisamos remover tudo”.

O cemitério, ela completa, fica sempre aberto às famílias para visitar os pets ali enterrados, das 7h30 às 16h. “É um conforto à família saber onde o animalzinho descansa”.

Erick Tedesco ([email protected])

Leia Mais
Exclusivo: motorista, acusado de acidente que matou mãe e filho, fala sobre o caso
Homem é flagrado com drogas e um revólver pela Polícia Militar
Exames de biópsia de próstata tiveram queda de 20% na pandemia

1 COMENTÁRIO

  1. As pessoas precisam saber que a prefeitura não enterra os animais que morrem nas clínicas , algumas não sabem como e o que é feito com o animal .
    Muitas pensam q são enterrados , é preciso mais divulgação e esclarecimento.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

3 × dois =