Pilates ajuda a combater o diabetes

De acordo com a IDF, o Brasil é o quarto país que mais possuem diabéticos. (Foto: Freepik)

Segundo a Federação Internacional de Diabetes (IDF em sua sigla original), o Brasil ocupa o quarto lugar como país mais diabéticos do mundo.

A causa principal dessa doença está ligado à obesidade, ovário policístico, apneia do sono, sedentarismo, idades mais avançadas (mais de 45 anos), etc.



Para evitar a doença, principalmente em mulheres com idade mais avançada, o pilates é uma ferramenta de exercícios muito procurada para manter a saúde. De acordo com estudo publicado no The Journal of Strength & Conditioning Research, mulheres com idade média de 65 anos participaram de um programa de 12 semanas de Pilates. O treino teve como resultado a melhora a capacidade funcional e ajudou no controle da glicemia (nível de glicose no sangue) nas mulheres que praticaram a atividade.

Alguns exercícios básicos no pilates são: Merdmaid, Going up and Front; Tríceps Front e Swan Front.

Merdmaid tem como objetivo o fortalecimento dos músculos oblíquos, além do quadrado lombar, latíssimo do dorso e peitorais. Esse exercício atua na mobilidade de coluna em flexão lateral do tronco, aumentando a amplitude e a mobilidade articulares. Tem ação de alongamento nos flexores laterais profundos do tronco e na musculatura intercostal e alongamento axial do lado convexo.

O Going up and Front tem como objetivo a estabilização de cintura pélvica, manutenção da contração dos músculos abdominais profundos e assoalho pélvico chamado “Power House”. Trabalha em sinergia os músculos estabilizadores do tronco e os músculos do quadril. Tem como objetivo fortalecer os músculos do quadríceps femoral e do glúteo máximo. Faz com que o praticante de Pilates desenvolva controle excêntrico do movimento e equilíbrio, além do alinhamento corporal

O objetivo do Tríceps Front é o fortalecimento do tríceps braquial, do vasto lateral e medial, do peitoral maior e do ancôneo. Trabalha muito a estabilidade escapular.

Por último o Swan Front fortalece as vértebras: romboide maior, reto abdominal, glúteo máximo e isquiotibiais. Trabalha mobilidade de coluna vertebral em extensão, alonga a cadeia anterior do tronco, além de promover estabilização escapular.

DOENÇA

Diabetes é uma doença que ocorre no sangue devido a má absorção ou insuficiência na produção de insulina – hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A ‘doença do açúcar’ tem seus diferentes tipos, alguns são hereditários, outros por doenças ou complicações na bile por meio de outros tipos de doenças e que como consequência a pessoa fica diabética, mas o tipo de diabetes mais comum e o que falaremos é o tipo diabete tipo 2

O tipo 2 começa com a resistência à insulina, esse hormônio é produzido, mas não consegue atuar direito. Para compensar a situação, o pâncreas acelera a produção de insulina. Com o tempo, o órgão fica muito sobrecarregado e entra em colapso e começa a falhar.

Larissa Anunciato

[email protected]