Pinacoteca já estava em estado de abandono antes da pandemia

Foto da parede da Fama, na Pinacoteca
Parede da fama, na Pinacoteca, está incompleto há anos | Foto: Amanda Vieira

A Pinacoteca Municipal Miguel Dutra é um prédio histórico de Piracicaba, construído há 50 anos (inaugurado em agosto de 1969), idealizado pelo renomado pintor, escultor e professor Archimedes Dutra.

Hoje, abriga mais de 800 obras na reserva técnica, possui uma espécie de ‘parede da fama’, espaço para ensinar o ofício das artes, um amplo salão para abrigar exposições. Apesar disso, o lugar há anos está descuidado, com sérios problemas estruturais, além de esquecido pela população e, em meio à pandemia da covid-19, ainda mais aquém do potencial de outrora.

O novo secretário da Semac (Ação Cultural), Adolpho Queiroz, está ciente da situação da Pinacoteca, tão próxima tanto do circuito cultural da orla do Rio Porto como do Centro da cidade, mas que, no entanto, está distante de tudo e de todos. “O prefeito Luciano Almeida também está a par de necessidades. Vamos traçar um plano para promover reformas e dar visibilidade ao espaço”.


Em visita técnica ao longo da semana passada à Pinacoteca, Queiroz, junto ao mandatário piracicabano, constataram que existem locais com goteira, paredes com pintura desgastada, além de falta de iluminação em determinados espaços, além de rede elétrica com problema.

“A reserva técnica, principalmente, é um espaço da Pinacoteca que terá um olhar mais atento desta administração, em diversos aspectos”, conta o secretário, ao se referir a questões estruturais e até mesmo de utilização, a serem definidos e divulgados em breve, como garante Queiroz.


O déficit de público é um fato e os números oficiais, de acordo com livros de presença de 2017 a 2019, o secretário afirma que detalhará em momento oportuno. “A Pinacoteca tem basicamente três grandes eventos por ano, que é o Salão de Belas Artes, a Mostra de Arte Contemporânea e o Salão de Aquarelas. Nas noites de inauguração, são 300, 400 visitantes, mas o número cai drasticamente nos demais dias do ano. Vamos mudar isso”, enfatiza o secretário.

Erick Tedesco

Leia mais

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

quinze − 4 =