Pinacoteca Municipal completa 50 anos

Fundada em 1969, instituição cedia os salões de arte oficiais de Piracicaba, além de abrigar o acervo municipal. O objetivo da Pinacoteca é valorizar as produções dos artistas piracicabanos. (foto: Amanda Vieira/JP)

A Pinacoteca Municipal “Miguel Arcanjo Benício Assumpção Dutra” completa, nesta sexta-feira (2), 50 anos de existência. Neste dia, às 10h, uma solenidade marca o aniversário na Praça Almeida Junior, com acesso à cápsula do tempo com registros históricos da instituição, enquanto no sábado (3), às 20h, acontece a abertura do 67º Salão de Belas Artes no prédio da Pinacoteca.

Construída em 1968, a Pinacoteca Municipal tem a finalidade de desenvolver atividades relacionadas às artes visuais, como exposições e workshops. Hoje, além de abrigar o Acervo Artístico Municipal, composto por mais de 500 obras, a Pinacoteca cedia grande parte dos salões de arte oficiais da cidade, como o de Aquarela e o de Arte Contemporânea, e ocupa seu espaço com o acesso às artes em todos os meses do ano, constituindo importante referência no segmento no interior paulista, conforme afirma Eduardo Borges de Araújo, diretor da Pinacoteca.

“Dentro do universo das artes, a Pinacoteca Municipal veio para atender os anseios dos artistas piracicabanos e para valorizar as artes da cidade”, afirma. “Existe todo um contexto de esforço para manter a Pinacoteca ativa, pois a importância deste prédio é singular, já que o único nestas dimensões no interior paulista”.

HISTÓRIA

Inaugurada em 02 de agosto de 1969, a construção da Pinacoteca Municipal Miguel Dutra esteve sempre atrelada ao Salão de Belas Artes. Desde 1952, quando o Salão foi fundado, tinha-se a ideia da existência de um local fixo para as exposições.

Após 17 anos, durante o mandato do prefeito Luciano Guidotti, os anseios foram concretizados e a Pinacoteca inaugurada. Seu nome homenageia o artista Miguel Archanjo Benício D’Assumpção Dutra, expoente do estilo realista na região e o primeiro pintor a utilizar técnicas de pintura ao ar livre em Piracicaba, retratando as paisagens da cidade e seu cotidiano.

“A Pinacoteca é uma honra para Piracicaba e sua função de promover a arte piracicabana continua sendo cumprida de forma primordial”, ressalta Araújo. “O público é convidado a visitar nosso prédio e contemplar as obras aqui expostas”.

A Pinacoteca Municipal Miguel Dutra fica aberta a visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 14h às 18h. A entrada é gratuita.

SERVIÇO

Solenidade de comemoração aos 50 anos da Pinacoteca Municipal Miguel Dutra. Sexta-feira (02), às 10h, na Praça Almeida Júnior – Rua Moraes Barros, 233. Mais informações: 3433-4930. Entrada gratuita.

Mariana Requena
[email protected]