PIRACICABA 254 ANOS: UM NOVO COMEÇO

(Foto: Amanda Vieira/JP)

A história de Piracicaba sempre foi acompanhada por uma característica ímpar: paixão pela inovação. Basta uma rápida olhada pelo espelho retrovisor da história para se ter a certeza de que ela sempre foi audaciosa, na inteligência e no trabalho. Ocupando posição de destaque no cultivo da cana-de-açúcar no século XIX, tornando-se uma das primeiras cidades do país a possuir luz elétrica, serviços de telefone e água tratada ou mesmo sediando o embrião daquela que viria a se tornar a renomada Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), hoje ligada à USP, Piracicaba sempre confirmou a sua vocação para o pioneirismo.

No ano em que Piracicaba completa 254 anos, podemos dizer que o nosso grande desafio é trabalhar para que este legado continue dando frutos que revertam em benefícios diretos e indiretos ao município. Para isso, estamos trabalhando com mudanças profundas no estilo de gestão, buscando soluções tecnológicas que aprimorem os serviços públicos, melhorem o dia-a-dia da população, gerem emprego e renda, alicerçados pelo desenvolvimento sustentável.

Se por um lado fomos duramente afetados pela pandemia do Coronavírus que consumiu 90% da nossa atenção nos primeiros 6 meses de administração, é importante ressaltar que o nosso município já vislumbra uma nova fase onde a palavra-chave será a retomada da economia local.

Convém lembrar que, com a ampliação da população vacinada, o comércio e serviços em pleno funcionamento, o turismo se estruturando para a retomada forte e a previsão de ampliações e novas implantações no setor industrial, estaremos vivendo o início de uma nova fase de crescimento e pleno emprego.

O legado desta pandemia foi nos mostrar novos caminhos. Home office, EAD (ensino à distância), vídeoconferências, compras online, delivery e diversas novas formas de trabalho foram inseridas na nossa vida. Este é um caminho que não terá volta.

Precisamos ser ágeis para absorver estas mudanças e os impactos que trarão ao nosso dia-a-dia. Requalificar as pessoas e as empresas a esta nova realidade será a nossa prioridade. A Semdettur por exemplo, só no primeiro semestre, ofereceu 1.748 vagas preenchidas para cursos de qualificação. Em breve, realizaremos a Feira da Empregabilidade, ação que terá o objetivo de conectar as vagas disponíveis no mercado de trabalho aos cidadãos em busca de emprego. Portanto, aguardamos o período pós-pandemia com boas perspectivas.

Temos total capacidade de assimilar este novo mundo. Temos uma economia forte e diversificada, com indústrias altamente qualificadas, comércio pujante e serviços de excelência.

Nosso “Silicon Valley Caipira”, formado pelo Parque Tecnológico, Universidades, Escolas Técnicas e Tecnológicas, Centros de Pesquisa, mais de 60 startup’s voltadas ao agronegócio, incubadoras e aceleradoras de empresas e tantas outras iniciativas que fazem com que Piracicaba esteja no epicentro da inovação tecnológica.

Mas, queremos mais.
Queremos que a nossa cidade seja smart, digital, conectada com o mundo e com as pessoas. E vamos nesse sentido. O projeto Prefeitura Online será a base de sustentação para toda esta mudança. Já fizemos o diagnóstico dos principais gargalos e estamos buscando o que há de melhor em outros municípios para implantar este projeto em nossa cidade. Serão aplicativos, portal interativo, prefeitura sem papel e processos digitalizados que promoverão melhor atendimento aos munícipes.

Esta é chave para um novo começo. E nada melhor que começar de novo aos 254 anos. Que venham mais, muito mais anos, pois estaremos prontos e preparados para os desafios dos novos tempos.

Parabéns, Piracicaba: conectada, inovadora, sustentável e humana!

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

dezessete − três =