Piracicaba cai em ranking das cidades sustentáveis do Estado

(Foto: Amanda Vieira/JP)

Piracicaba caiu 32 posições no ranking dos 100 municípios certificados pelo PMVA (Programa Município Verde Azul) do Governo do Estado. No ano passado, a cidade ocupou o 64º lugar e, em 2020, ficou em 96º. Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de SP, o PMVA tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão sustentável com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. O principal objetivo é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável.

Os municípios certificados ganham o direito de utilizar a logomarca da certificação e assim agregar valor às transações comerciais de seus produtos. Com a qualificação, os interlocutores municipais podem ter acesso ao sistema por meio de senha e login para conferir as notas e avaliações das suas cidades.

O secretário de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba, José Otávio Menten, comemorou o fato de a cidade ter ficado entre os 15% dos municípios mais sustentáveis do Estado.

“A cada participação no PMVA, Piracicaba avança mais, aumentam as ações em defesa do meio ambiente e o envolvimento da sociedade. Esta certificação, a terceira consecutiva do município, é um estímulo para aprimorarmos, cada vez mais, o cuidado e o respeito ao ambiente. Além disso, Piracicaba se qualifica para a captação de recursos externos para o desenvolvimento de projetos ambientais”, apontou.

Menten não comentou a queda na cidade do ranking da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado.

Para a presidente do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do meio Ambiente) de Piracicaba, Iraci Honda, a pandemia do novo coronavírus favoreceu a queda na avaliação. “Muitas ações ficaram paradas por conta da covid-19”, afirmou. Acrescentando que, independentemente da colocação, a certificação da cidade no PMVA já é uma vitória. Na avaliação feita pelo Estado a atuação do Comdema também é pontuado. “No ano passado recebemos nota dez e neste ano não deve ser diferente”, destacou Iraci acrescentando que o Comdema é apontado como o mais atuante do Estado de São Paulo.

A participação de cada um dos municípios ocorre com a indicação de um interlocutor e até dois suplentes, por meio de ofício encaminhado ao programa. Atualmente, 616 cidades paulistas estão inscritas no PMVA.

Beto Silva
[email protected]

LEIA MAIS:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

dois × quatro =