Atualizado em 20 de janeiro, às 20h33
A SMS (Secretaria Municipal de Saúde) divulgou que Piracicaba deve receber inicialmente 5.280 doses da CoronaVac, vacina contra a covid-19 desenvolvida pela parceria do Instituto Butantan com o laboratório chinês Sinovac. A prefeitura aguarda para esta semana a chegada dos lotes. Segundo Governo do Estado de São Paulo, “a previsão é que todas as cidades recebem seus lotes até sexta (22)”. Serão priorizados profissionais da saúde que atuam na linha de frente da pandemia e idosos moradores em Lares de Longa Permanência.
Os casos positivos da covid-19 aumentam a cada dia. Boletim desta terça-feira (20) informa mais dois óbitos, sendo um homem de 48 anos e uma mulher de 85 anos; e 310 novos casos: 141 homens, entre 06 a 89 anos; e 169 mulheres, entre 01 a 87 anos. Com a atualização, a cidade registra 27.734 casos confirmados e 446 óbitos.
O prefeito Luciano Almeida (DEM) reuniu-se nesta quarta-feira (20) com o secretário da Saúde, Filemon Silvana, e demais representantes do Executivo e da Saúde para definição dos detalhes da campanha de vacinação. “O importante é que a vacinação em Piracicaba vai começar nos próximos dias e a população será plenamente informada sobre o processo para que possamos, juntos, superar esta fase difícil”, diz. “Temos profissionais qualificados em nossa rede de saúde e infraestrutura de qualidade para uma boa logística de distribuição”, enfatizou.
LEIA MAIS:
- Copa do Nordeste: atual campeão Ceará empata com ABC na estreia
- Bolsonaro sanciona lei que reduz efeitos da pandemia no setor elétrico
- Polícia Civil apura denúncia de estupro; suspeito nega
- Presidente sanciona lei que autoriza União a aderir ao Covax Facility
- Motociclista morre em acidente na Geraldo de Barros
Em nota, a prefeitura lembrou que informações do Estado de São Paulo são de que a distribuição e a expansão dos grupos prioritários a serem imunizados seguirá uma escala gradual a depender da produção da vacina e dos lotes recebidos. Também consta na nota que as informações oficiais sobre o desenvolvimento da campanha serão divulgadas pelo Departamento de Comunicação Social.
Devido ao aumento de casos da covid-19 em todo o Estado, o Governo antecipou mais uma vez a reclassificação das regiões no Plano São Paulo para a próxima sexta-feira (22). Nos primeiros 20 dias de janeiro houve aumento de 37% nos casos e 34% nos óbitos por covid-19 no Estado se comparado com o mesmo período de dezembro. A taxa de ocupação de UTI no Estado até terça-feira (20) era de 70%.
Andressa Mota
[email protected]