Piracicaba disponibiliza 41 pontos de vacinação para o Dia D contra o sarampo

Campanha teve início dia 10 e segue na rede pública municipal até dia 13 de março (Crédito: Amanda Vieira/JP)

A Secretaria de Saúde ide Piracicaba vai disponibilizar 41 pontos de vacinação no dia D de mobilização nacional contra o sarampo que acontece amanhã. A campanha teve início no último dia 10 e prossegue até 13 de março tendo como público-alvo crianças e adolescentes na faixa etária de 5 a 19 anos.

As UBSs, USFs e Crabs estarão abertas das 8 às 17 horas para a imunização. “Trata-se de uma ação seletiva, por meio da leitura da caderneta de vacinação. Quem tiver as duas doses não receberá outra, ou seja, com o esquema vacinal em ordem”, informa o DVE (Departamento de Vigilância Epidemiológica).

Até o momento, Piracicaba tem oito casos confirmados da doença, sendo todos registrados em 2019 e que evoluíram para cura.

O sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após.

Em todo o país, o Ministério da Saúde fez a convocação para a campanha de amanhã e pretende atingir mais de 3 milhões de crianças e jovens na faixa etária de 5 a 19 anos, que devem se vacinar, durante o período e com o Dia ‘D’ de mobilização neste sábado.

Público alvo da campanha são crianças e adolescentes de 5 a 19 anos. (Crédito: Amanda Vieira/JP)

Com o conceito “Mais proteção para a sua família”, a campanha visa sensibilizar pais e responsáveis sobre os riscos de não vacinar seus filhos, reforçando que o sarampo é uma doença grave e que pode matar.

PONTOS

As unidades que atenderão a população neste sábado são os PSF (Postos de Saúde da Família), UBS (Unidades Básicas de Saúde) e CRABs (Centros de Referência da Atenção Básica) localizadas nos bairros Algodoal, Alvorada, Balbo, Boa Esperança, Boseques do Lenheiro, Caxambu, Centro, Costa Rica, Eldorado 1 e 2, Esplanada, Independência, Itapuã, Jaraguá, Jardim Oriente, Jardim Vitéria, Jupiá, Kobaialt Líbano, Mário Dedini, Monte Líbano, Parque Orlanda, Paulicéia, Planalto, Santa Fé, Santa Rosa, São Francisco, São José, Serra Verde, Tatuapé, Tupi, Vila Fátima, Vila Industrial, Vila Cristina, Vila Rezende e Vila Sônia.



Beto Silva

[email protected]