Piracicaba disponibiliza dose adicional contra a Covid-19 para pessoas com viagem marcada para o exterior

Foto: Alessandro Maschio/JP

Moradores que tomaram a CoronaVac e vão para países que não autorizaram essa vacina podem tomar dose adicional de outro imunizante, mediante comprovação da viagem

A Prefeitura de Piracicaba anunciou nesta quinta-feira (11) que vai disponibilizar uma dose adicional de vacina contra a Covid-19 para moradores com viagem marcada ao exterior. A medida vale para os que receberam duas doses da CoronaVac e vão viajar para países que não aceitam esse imunizante.

Além dessa dose adicional, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai antecipar a segunda dose das vacinas contra Covid-19 para pessoas que também estão com viagem agendada.

O município segue orientação do Governo do Estado, por meio de informe técnico, e exige comprovação da viagem marcada nos dois casos.

As pessoas que se enquadram nessas situações devem ir até o Ginásio Municipal de Esportes Waldemar Blatkauskas para análise dos documentos e agendamento da segunda dose antecipada ou dose adicional.

O atendimento no ginásio é feito de segunda a sexta-feira (dias úteis), das 8h30 às 12h30 e das 14h às 15h30. As pessoas devem procurar pela enfermeira Lúcia Campos.

Para comprovar a viagem agendada, é necessário apresentar a emissão da passagem por transporte aéreo, terrestre ou portuário. Além desse documento, a pessoa deve apresentar documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência em Piracicaba.

Confira abaixo as regras, de acordo com informe técnico do Governo do Estado, para cada situação e imunizante:

CORONAVAC – As pessoas que tomaram as duas doses da vacina CoronaVac/Butantan e estão com viagem marcada para países que não incluíram, até o momento, este imunizante entre os autorizados receberão dose adicional de outro imunizante após, pelo menos, 28 dias que receberam a 2ª dose.

Já as pessoas que receberam a 1ª dose da vacina CoronaVac/Butantan devem completar o esquema vacinal com este imunizante tomando a 2ª dose no período de até 28 dias depois da 1ª dose e aguardar, pelo menos, 28 dias para receber dose adicional de outro imunizante, mediante comprovação de viagem agendada para país que não incluiu a CoronaVac/Butantan entre os imunizantes autorizados.

PFIZER – O intervalo entre a 1ª e 2ª doses da vacina Pfizer para pessoas com viagem agendada para o exterior será de 21 dias, tanto para pessoas com 18 anos ou mais quanto para adolescentes de 12 a 17 anos.

ASTRAZENECA – Já o intervalo entre a 1ª e 2ª doses da vacina AstraZeneca/Oxford/Fiocruz para pessoas com viagem agendada para o exterior será de 28 dias.

Da Redação

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

um × cinco =