Piracicaba já aplicou mais de 600 mil doses da vacina contra Covid-19

Foto: Alessandro Maschio/JP

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), já aplicou mais de 600 mil doses da vacina contra Covid-19. De acordo com o Vacinômetro do Estado de São Paulo, Piracicaba já aplicou, até essa quarta-feira (13), 606.535 doses, sendo 329.239 primeiras doses; 260.246 segundas doses; 10.727 doses únicas e 6.323 terceiras doses. Considerando que, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Piracicaba conta com uma população de 410.275 habitantes, trata-se de 80,24% da população piracicabana já vacinada pela 1ª dose e 66% já vacinada pela 2ª dose ou dose única.

“Já vemos os reflexos da vacinação aqui em Piracicaba, como a baixa ocupação de leitos de UTI destinados a pacientes da Covid-19, que, no dia dia 12 de outubro, atingiu 13% no SUS e 8% no privado”, afirma o prefeito Luciano Almeida. “Essas mais de 600 mil doses aplicadas só foram possíveis graças ao esforço de todos os profissionais comprometidos em levar a vacinação no braço de cada piracicabano. Mas não podemos esquecer que ainda precisamos tomar todos os cuidados. Falta pouco, mas a pandemia ainda não acabou.”

No município a vacina contra a Covid-19 já foi disponibilizada para todas as pessoas com 12 anos ou mais e a aplicação da 2ª dose não para, seguindo agendamento no site VacinaPira. A etapa mais recente da campanha, que iniciou em 02/10, é a aplicação da 3ª dose (dose adicional) em idosos e profissionais da saúde que receberam a 2ª dose ou dose única há, pelo menos, 6 meses, e pessoas com alto grau de imunossupressão que tomaram a 2ª dose ou dose única há, pelo menos, 28 dias.

“Essa nova etapa é essencial para garantirmos mais proteção contra a Covid-19 aos nossos idosos, às pessoas imunossuprimidas e aos profissionais da saúde, grupos que são mais vulneráveis ou estão mais expostos ao vírus”, lembra o secretário de Saúde, Filemon Silvano. “Lembrando ainda que toda a população pode contribuir para o avanço da vacinação agendando dentro do prazo a 2ª dose”, complementa.

SEGURANÇA – Para a fisioterapeuta Darlene Pacheco de Souza, receber a 3ª dose da vacina contra a Covid-19 proporcionou alívio e segurança. Ela recebeu a dose adicional no último sábado, 09/10, no Ginásio Municipal de Esportes Waldemar Blatkauskas. “Eu confio plenamente no que o SUS está fazendo pela população. Então vacina boa é vacina no braço. Sou a primeira da minha família a tomar as doses, então cada vez que eu venho tomar uma dose é uma sensação de alívio muito grande, de segurança”, afirma.

A psicóloga Fernanda Ventura Sturion também recebeu a 3ª dose no último sábado e lembra que a vacinação contribui com a retomada de ‘uma vida com menos luto’. “É uma felicidade, uma gratidão tomar a 3ª dose. Eu trabalho a partir da ciência, mas não tenho como dizer que não é uma gratidão a Deus, para mim. Fico muito feliz porque é na vacinação que a gente vai conseguir retomar uma vida com menos luto, menos perdas. Isso é muito importante”, comenta.

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

dois × 5 =