Piracicaba ocupa 31º no ranking de Desenvolvimento Sustentável

Foto: Amanda Vieira/JP

Na RMP, as cidades de Saltinho e Limeira também tiveram desempenho

Piracicaba ocupa o 31º lugar entre as cidades brasileiras no ranking do Índice de Desenvolvimento Sustentável, ferramenta do Instituto Cidades Sustentáveis. A avaliação considerou a pontuação de zero a 100 para 17 ODSs (objetivos de desenvolvimento sustentável). Piracicaba teve a pontuação de 23 (igualdade de gênero) a 100 (vida na água). Da RMP (Região Metropolitana de Piracicaba) estão também, no estudo, as cidades de Saltinho, no 4º lugar, e Limeira, na 9ª colocação.

De acordo com o ranking, Piracicaba recebeu avaliação e pontuação para erradicação da pobreza (56,89), fome zero e agricultura sustentável (46,79),saúde e bem-estar(67,98),educação (58,23), igualdade de gênero (23,86), água e saneamento (83,85), energia limpa e acessível (87,81),trabalho e crescimento econômico (64,99), indústria, inovação e infraestrutura (89,4), redução de desigualdades (59,48), cidades e comunidades sustentáveis (53,03), consumo e produção responsáveis (65,89), ação contra mudança global do clima (83,56), proteger a vida terrestre (37,23), paz, justiça e indústria eficazes (52,3), parceria e meios de implementação (24,85).

A prefeitura informou que tem trabalhado em todas as áreas para melhorar cada vez mais o atendimento à população e atingir os melhores índices e considera a 31ª colocação entre 5.570 cidades do Brasil motivo de orgulho, mas ‘acredita que ainda há muito a fazer e está fazendo’.

Na Educação, por exemplo, acaba de publicar edital de convocação de 324 professores substitutos temporários para a rede municipal, tanto no ensino infantil, quanto no ensino fundamental. Também está em processo o concurso para contratar 89 novos servidores em primeira chamada. Segundo a administração, os computadores de laboratórios estavam obsoletos e vão ser substituídos por laboratórios móveis no mês de agosto.

A educação adquiriu 4 mil chromebooks para uso dos alunos. Os equipamentos ficarão disponíveis uma vez por semana, sendo um por aluno, atendendo a 18 mil alunos. Todas as escolas possuem acesso à internet e estamos finalizando o processo de licitação para melhoria dos links na região norte.

A prefeitura informou que intensifica as ações para garantir a segurança das mulheres vítimas de violência por meio da Patrulha Maria da Penha. “Nesta administração, o serviço ultrapassou a ronda dos endereços residenciais para atendimento às vítimas e se tornou um espaço para que as mulheres se sintam acolhidas, com a abertura da Sala da Patrulha Maria da Penha, em março deste ano, em imóvel próximo ao Terminal Central de Integração”, informou a prefeitura em relação as ações voltadas à igualdade de gênero. Outra ação para otimizar o serviço é a realização de palestras em empresas e condomínios e parceria com secretarias municipais e com a rede de atendimento à mulher.

Com o objetivo de promover o acesso dos usuários do Sistema Único de Assistência Social ao mercado de trabalho, as secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo promovem encontro com técnicos da rede socioassistencial. A proposta é beneficiar famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, promovendo a inclusão produtiva por meio da disseminação de informações relacionadas a cursos gratuitos de qualificação e programas para o desenvolvimento pessoal (produção de currículo e comportamento técnico), além do acesso a projetos como Meu Emprego e palestras sobre empoderamento feminino.

Beto Silva
[email protected]

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

14 − 10 =