Piracicaba participa da festa mundial da música

Foto: Divulgação

Elenco recorde vai representar a cidade em evento mundial

No Dia Mundial da Música, 21 de junho, serão 24 horas de programação musical gratuita em todo o Brasil e mais 120 países
Serão mais de oitenta artistas, entre instrumentistas e cantores. Trinta e quatro apresentações, com estilos que variam do MPB ao rock progressivo, passando pelo gospel, sertanejo, samba e muitas outras linguagens. São lives musicais, aulas online, entrevistas e lançamentos de temas autorais em apresentações de vão das 10h às 22h. Piracicaba está entre as cidades brasileiras com o maior número de representações no Make Music Day, a festa da música mundial, que nasceu na França em 1981 e hoje mobiliza músicos em mais de 1000 cidades em 120 países.

Na edição 2020, o Brasil foi recordista em inscrições, e a Noiva da Colina volta com tudo para o que indica mais uma vitória verde e amarela. Serão 24 horas de programação global nas redes, e a coordenação local está mais um ano a cargo do jornalista Mauricio Ribeiro. Uma delegação de quinze artistas locais esteve no Teatro Erotídes de Campos para lançar oficialmente a participação piracicabana no festival internacional, e o Secretário Adolpho Queiroz, da SEMAC (Secretaria Municipal da Ação Cultural), que presta apoio institucional ao evento, recebeu o elenco em um encontro intimista, com observação de todos os critérios sanitários. No ato, o titular da pasta foi presenteado com um quadro autografado que marca a edição 2021, e se emocionou ao falar da produção cultural em tempos de pandemia. “Eu não vejo a hora de ter essa casa cheia de gente, pra que vocês recebam todos os aplausos ao vivo. A internet pode te dar milhares de expectadores, mas nada substitui o calor de quatrocentas pessoas lotando esse teatro”, pontuou ele. No auge da pandemia, em 2020, Piracicaba teve 18 participações no evento global; e este ano a quantidade quase que dobrou. De acordo com o jornalista Mauricio Ribeiro, “o grande marco do evento é a vitrine democrática.

Artistas consagrados dividem a cena com talentos emergentes; e as grandes produções cedem espaço ao fazer musical minimalista, o que resgata o formato tradicional da iniciativa”, diz ele se referindo aos primórdios do festival, há mais de 30 anos, quando todas as apresentações eram feitas em praças, ruas, parques e estações de embarque, em um mundo que ainda não conhecia nem a internet nem imaginava os impactos de uma pandemia global. Serão mais de oitenta artistas, entre instrumentistas e cantores. Trinta e quatro apresentações, com estilos que variam do MPB ao rock progressivo, passando pelo gospel, sertanejo, samba e muitas outras linguagens.

São lives musicais, aulas online, entrevistas e lançamentos de temas autorais em apresentações de vão das 10h às 22h. Piracicaba está entre as cidades brasileiras com o maior número de representações no Make Music Day, a festa da música mundial, que nasceu na França em 1981 e hoje mobiliza músicos em mais de 1000 cidades em 120 países. Na edição 2020, o Brasil foi recordista em inscrições, e a Noiva da Colina volta com tudo para o que indica mais uma vitória verde e amarela.

No auge da pandemia, em 2020, Piracicaba teve 18 participações no evento global; e este ano a quantidade quase que dobrou. De acordo com o jornalista Mauricio Ribeiro, “o grande marco do evento é a vitrine democrática. Artistas consagrados dividem a cena com talentos emergentes; e as grandes produções cedem espaço ao fazer musical minimalista, o que resgata o formato tradicional da iniciativa”, diz ele se referindo aos primórdios do festival, há mais de 30 anos, quando todas as apresentações eram feitas em praças, ruas, parques e estações de embarque, em um mundo que ainda não conhecia nem a internet nem imaginava os impactos de uma pandemia global.

Quem quiser acompanhar as 34 atrações do Make Music Day Piracicaba pode acessar a agenda completa pelo link abre.bio/makemusicpiracicaba.

Da Redação

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

vinte − 9 =