Piracicaba realiza programa em escola estadual que auxilia no 1º emprego

Foto: Divulgação

Os alunos beneficiados pertencem ao Ensino Médio

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), compartilha o conteúdo do seu programa interno Meu Futuro Emprego com alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Abigail de Azevedo Grillo. A iniciativa visa auxiliar os jovens em busca do primeiro emprego, oferecendo treinamento sobre processos seletivos e competências comportamentais (Soft Skills). As palestras na escola começaram em 02 de maio e tem previsão de término de 06 de junho, beneficiando aproximadamente 52 alunos. O convite partiu do professor da instituição Elias Soares Figueiredo.

A Semdettur pode atender a demanda de outras escolas que desejem replicar esse conteúdo. Os interessados devem fazer contato com a secretaria pelo telefone (19) 3437-2222.

A assessora de projetos especiais da Semdettur, Cris Batochio, afirmou que a experiência de trazer temas como mercado de trabalho e empregabilidade para dentro da sala de aula tem sido muito valiosa, porque instrui os alunos a desenvolverem o autoconhecimento e, assim, enfrentarem os processos seletivos de maneira mais confiante.

Elias Soares Figueiredo lembra que a participação no programa Meu Futuro Emprego é optativo e foi oferecida para alunos que possuem interesses em comum, apresentados dentro dos seus projetos de vida. “Na disciplina chamada eletivas, eles se encontram duas vezes por semana e conhecem mais sobre as profissões existentes, além das competências comportamentais exigidas pelo mercado de trabalho”, comentou o professor.

Quem também não escondeu a sua satisfação com a iniciativa foi a diretora da escola, Maria Teresa Sokolowski.Ela destacou que o período de pandemia foi muito prejudicial aos alunos e que agora eles estão socialmente mais maduros para assimilar o conteúdo e saber discernir sobre qual profissão desejam seguir.

ALUNOS – Marcio Roberto Perboni Júnior, 17, validou a nova experiência, dizendo que ela está agregando mais conhecimento e experiência para o momento em que ele for participar de qualquer processo seletivo. Israel Lucas, 14, aluno do 1° ano, disse que por meio do programa aprendeu a como se portar durante uma entrevista e como montar um currículo de maneira adequada. Isabela Maistro, 14, já definiu que pretende seguir a carreira de designer de moda. Ela tem apreciado o contato com outros profissionais ligados ao mercado de trabalho porque apresentam uma visão complementar aos professores da sua escola.

Da Redação

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

um + nove =