Despedida emocionante e o reencontro com a irmã (Foto: Divulgação)

Piracicaba registrou ontem três mortes por covid-19 elevando para 43 o número de óbitos no município. O total de infectados também aumentou com os 30 diagnósticos desta terça-feira. Agora, são 1.074 doentes na cidade.

As estatísticas de curados também aumentou em Piracicaba. Ontem, mais 18 pessoas foram consideradas recuperadas e não convivem mais com coronavírus. No total, 594 pacientes foram recuperados, segundo informou a prefeitura.

Entre os curados de covid-19 em Piracicaba estão dois pacientes da Santa casa, que deixaram ontem o hospital. I, homem de 48 anos e uma mulher de 24 anos de idade.

Andrea Toledo Magrini lutou durante 29 dias contra a doença, desse período, 16 dias ela permaneceu em ventilação mecânica.

Ontem, no momento da alta, toda equipe de médicos e enfermeiros que cuidaram da paciente formaram um corredor para se despedir.

Participaram diretamente dos cuidados durante a internação de Andrea dezenas de profissionais entre médicos intensivistas e clínicos, Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, além de enfermeiros e de toda equipe multiprofissional (fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos, assistentes sociais, psicólogos), além da equipe de higienização e manutenção.

Na saída, Andrea foi recebida pela irmã, Fabiana que não conteve a emoção durante o reencontro.

Agora, as duas estão na torcida para que, em breve, possam fazer a mesma festa para sua mãe, Benedita Toledo, 60, que permanece internada na unidade intensiva da ala de covid-19.

O provedor da Santa Casa, João Orlando Pavão exaltou mais uma alta de paciente que chegou ao extremo da doença e conseguiu a cura. Ele também agradeceu a equipe de profissionais que se doam 24 horas nesta guerra contra o novo coronavírus.  “É alegria e satisfação redobrada, primeiro por presenciarmos o milagre da cura e por saber que contamos com profissionais, dignos colaboradores do ‘front da Santa Casa’, que são verdadeiros guerreiros. Deixam suas casas, suas famílias para, com amor à profissão, desempenhar suas funções com magnanimidade. Que o Deus todo poderoso os protejam e guardem sempre. Vamos em frente e vencer, a mais esta dificuldade que assola o planeta”, afirmou.

Nas palavras do médico cardiologista e coordenador da ala de covid-19 da Santa Casa de Piracicaba, Sérgio Pacheco Jr. “Andrea é uma batalhadora, forte e que sai vitoriosa dessa guerra. De uma família linda, abençoada, que também está na luta e que se Deus quiser, logo poderão estar todos juntos comemorando. A Andréa e sua família são parte da nossa família, de cada um que assistiu essa batalha e que a assistiu nesses momentos de luta e glória!”, contou.

COVID-19 NO ESTADO

O Estado de São Paulo registrou ontem 9.522 óbitos e 150.138 casos confirmados pelo novo coronavírus. Entre as pessoas diagnosticadas com a covid-19, 28.787 mil foram internadas, curadas e tiveram alta hospitalar.

Dos 645 municípios do território paulista, houve pelo menos uma pessoa infectada em 562 cidades, sendo 299 com um ou mais óbitos.

RESPIRADORES
O Governo do Estado de São Paulo expandiu a operação de entrega de novos respiradores para abrir mais leitos de UTI no SUS (Sistema Único de Saúde), com foco na assistência aos pacientes com covid-19.

Nesta terça-feira mais 122 equipamentos foram enviados para sete regiões do Estado, em 20 municípios.

Do total, foram destinados 47 ventiladores para hospitais estaduais e municipais localizados na região de Campinas, dez para a região de Piracicaba, serão dez unidades, sendo cinco para a Santa Casa de Rio Claro e outros cinco para a Sociedade Operária Humanitária de Limeira. 

“Estes respiradores são essenciais para garantir tratamento de pacientes graves de covid-19. O Governo do Estado de São Paulo está agindo rapidamente, tanto na aquisição, preparo e destinação destes equipamento em tempo hábil para a assistência dos pacientes por meio de serviços públicos de saúde”, afirmou em nota o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

Anteontem, o governador João Doria (PSDB) anunciou a entrega, para esta semana, do total de 830 novos respiradores para hospitais públicos do Estado.

Beto Silva

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

19 − doze =