Piracicaba registra primeiro caso positivo de coronavírus

Piracicaba continua na fase vermelha após novo

A Secretaria de Saúde de Piracicaba confirmou ontem o primeiro caso positivo do novo coronavírus. Segundo a pasta, o paciente é um homem de 77 anos, diabético, hipertenso e ex-tabagista. O idoso está internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de um hospital privado desde a última sexta-feira (20). Ele chegou de uma viagem de Camboriú (SC), com sinais de Síndrome Respiratória Aguda Grave. No momento, a sua situação clínica é estável. O resultado do exame chegou ao hospital no fom da tarde de ontem.

Com este caso, a região de Piracicaba registra 132 casos suspeitos e três confirmados do Covid-19. Além de Piracicaba e Águas de São Pedro, a cidade de Iracemápolis informou ontem que uma paciente de 43 anos testou positivo. A mulher viajou em um cruzeiro pelas cidades de Salvador, Búzios, Ilha Bela e Santos de 8 a 15 de março.

Até ontem, Piracicaba registrava 77 casos suspeitos e 33 descartados, Rio Claro tem 30 suspeitos e cinco descartes, Santa Bárbara d’Oeste está com 22 suspeitos e 16 descartados e Iracemápolis três suspeitas da doença.

Não registram casos suspeitos ou confirmados, até o momento, os municípios de Saltinho, Rio das Pedras e Charqueda. a Secretaria de Saúde de São Pedro não informa número de casos suspeitos e apenas adiantou que não há caso positivo de coronavírus. Não foi possível contato com as prefeituras de Águas de São Pedro e Mombuca.

CRUZEIRO
A Prefeitura de Iracemápolis informou ontem que a cidade aguarda o resultado de três exames. Trata-se de um senhor de 66 anos, que também estava no cruzeiro com a mulher que testou positivo, e de duas pessoas que não estavam na viagem: um adolescente de 13 anos e uma mulher de 30 anos.

Outras 16 pessoas de Iracemápolis estavam no mesmo cruzeiro, além de pessoas de cidades vizinhas. O Setor de Vigilância em Saúde informou que todas estão em isolamento domiciliar até o próximo domingo, conforme protocolo do Ministério da Saúde, e não apresentam sintomas de Covid-19.

“O monitoramento de todos os casos pelas equipes de Saúde é realizado diariamente. Havendo qualquer alteração no quadro, a Prefeitura de Iracemápolis emitirá nota oficial à população e à imprensa”, informou a administração.

40 MORTES EM SP
O número de mortes decorrentes do novo coronavírus no Brasil chegou a 46, conforme atualização do Ministério da Saúde publicada ontem. Até segunda-feira, o número de óbitos estava em 34. No domingo (22), era de 25, um aumento de quase 20 casos em apenas dois dias.

O total de casos confirmados saiu de 1.891 (segunda-feira) para 2.201 ontem, um acréscimo proporcional de 16% e de 310 em números absolutos.

O resultado desta terça-feira marcou um aumento de 42% nos casos em relação a domingo, quando foram registradas 1.546 pessoas infectadas.

As mortes continuam restritas a São Paulo, com 40 óbitos, e Rio de Janeiro, com seis falecimentos. A taxa de letalidade saiu de 1,8% para 2,1%.

Como local de maior circulação do vírus no país, São Paulo também lidera o número de pessoas infectadas, com 810 casos confirmados. Em seguida vêm Rio de Janeiro (305), Ceará (182), Distrito Federal (160), Minas Gerais (130) e Santa Catarina (107).

A Secretaria de Estado da Saúde registrava ontem um total de 40 mortes relacionadas ao Covid-19, todas ocorreram na Grande São Paulo.

Dos dez novos óbitos confirmados desde anteontem, seis são homens (71, 75, 79, 80, 89 e 93 anos) e quatro mulheres (48, 65, 84 e 85).

Entre o total de mortes registradas até o momento, 37 ocorreram em hospitais privados e três em hospitais do SUS (Sistema Único de Saúde). O Estado também registra 810 casos confirmados.

O Governador João Doria confirmou nesta terça-feira que o Hospital Regional do Litoral Norte, em Caraguatatuba, terá a abertura antecipada para atendimento prioritário a pacientes infectados pelo coronavírus. A unidade será aberta ao público na próxima segunda (30).

“Esse hospital já estará operando, a partir do dia 30 de março, a sua primeira etapa de Unidades de Terapia Intensiva. A segunda etapa será no dia 15 de abril. Isso vai melhorar a assistência da população que vive no Litoral Norte”, afirmou Doria em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes.

A abertura dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) estava inicialmente prevista para o final do semestre. Inicialmente, serão disponibilizados 20 leitos, sendo dez de UTI e dez de enfermaria. Também está prevista a abertura de outros dez leitos de UTI na segunda quinzena de abril, informou o Estado.

Coordenadora interina do Centro de Contingência do Coronavírus, a médica Helena Sato, destacou a importância de que moradores de todas as regiões de São Paulo cumpram as medidas de isolamento para evitar a disseminação do vírus. “Ficar em casa é a vacina que nós temos. Essa é a grande responsabilidade de todos nós enquanto cidadãos”, disse.

FATOS E BOATOS
A Central de Cadastro Único de Piracicaba orienta que, apesar de aberta ao público para atendimento, os usuários evitem idas desnecessárias ao local. Segundo o setor, prazos para atualização de dados para manutenção de benefícios foram prorrogados por 120 dias e novos benefícios de Bolsa Família ainda não estão sendo concedidos.

“O ideal é que as pessoas fiquem em casa e evitem se locomover desnecessariamente. Na semana passada o Ministério da Cidadania editou duas portarias que suspendem os prazos para inscrição ou atualização no Cadastro Único para manutenção do BPC e mesmo as suspensões, bloqueios e cancelamentos do Bolsa Família por 120 dias”, informou o setor. “Portanto, as pessoas que deveriam ir ao Cadastro Único para atualizar informações ou para averiguação estão desobrigadas por 120 dias a partir da publicação das portarias, editadas em 18 e 20 de março. A intenção, eu acredito, é evitar locomoções desnecessárias.”, explicou Jéssica Sims Pimentel, coordenadora do Cadastro Único em Piracicaba.

Segundo ela, o Ministério não vem incluindo novos beneficiários no Bolsa Família e ela crê que os anunciados para serem incluídos são os que já estão pleiteando o benefício há mais tempo. Por isso desaconselha a ida das pessoas ao Cadastro Único com este intuito. A Smads (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social) informou ontem que é boato a liberação de R$ 470 aos beneficiários do Programa Bolsa Família devido à pandemia de Coronavírus. Jéssica explicou que este boato causou diversas ligações ao Cadastro, mas que é mentira. No último dia 17, o próprio Ministério emitiu nota explicando que não é verdade o que está circulando em grupos de whatsapp.

A Smads reforçou a necessidade das pessoas não acreditarem em tudo que recebem pelo whatsapp e sempre conferirem informações antes de passar elas para frente como uma forma de também colaborar no combate à pandemia.

RECEITA FEDERAL
A Secretaria da Receita Federal do Brasil e a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional prorrogaram por 90 dias o prazo de validade das CND (Certidões Negativas de Débitos) e das CNEND (Certidões Positivas com Efeitos de Negativas), ambas relativas a Créditos Tributários federais e à DÍvida Ativa da União.
A CND é emitida quando não há pendências em nome do sujeito passivo relativas a débitos, dados cadastrais e apresentação de declarações administrados pela Receita Federal, ou inscrição na Dívida Ativa da União.

ENERGIA ELÉTRICA

O Governo do Estado solicitou à Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) que a população de baixa renda seja isenta de pagamento da conta de luz, para que não ocorram cortes de energia neste segmento da sociedade durante o período da pandemia de coronavírus.

Após reunião realizada entre o Vice-Governador Rodrigo Garcia e o Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, com representantes das concessionárias de energia elétrica, foi formalizado pedido para que a suspensão da cobrança ocorra até 30 de julho. A decisão aguarda deliberação da Aneel.

DENÚNCIA
A presidente da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) e deputada estadual, Professora Bebel (PT), anunciou ontem que vai denunciar à OMS (Organização Mundial de Saúde) e outros órgãos internacionais as atitudes dos governos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e João Dória (PSDB) frente à pandemia do Coronavírus.

A parlamentar defende a revogação da Emenda Constitucional 95, que reduziu os investimentos em saúde e educação, para enfrentar a pandemia do Coronavírus, e disse que vai liderar uma campanha da Apeoesp, nas redes sociais, em defesa da vida, dos serviços públicos, do SUS, dos direitos e por garantia de salários aos servidores públicos.
O Governo de São Paulo informou ontem que pede à deputada que inclua na denúncia a lista de 44 medidas efetivas em cinco áreas distintas que a atual gestão tomou desde o final de janeiro no enfrentamento ao coronavírus.

GREVE DOS BANCOS
A maioria dos bancários de Piracicaba decidiu decretar estado de greve diante da posição da Fenabam (Federação Nacional dos Bancos) em não seguir a orientação para proteção dos bancários contra a pandemia de coronavírus. A decisão foi tomada durante assembleia virtual realizada ontem.

De acordo coma entidade, as negociações com a Fenabam continuam e, caso as reivindicações sejam atendidas, a posição pode ser revista.
Segundo 97% dos votantes, se os bancos não cumprirem as orientações do Ministério Público, os decretos municipais e de suspensão do atendimento presencial nas agências, o sindicato poderá iniciar um processo de paralisação.

Já 96,3% autorizaram o Sindicato a negociar banco a banco o cumprimento de normas ou reivindicações de bancários para que o atendimento presencial nas agências bancárias seja suspenso e permaneçam na agência até 25% dos funcionários para atendimento emergencial, observando revezamento dos bancários.

Por fim, 98,5% concordam que o Sindicato cobre os bancos para que dispensem das atividades de atendimento nas agências todos os bancários e bancárias que tenham filhos em idade escolar, morando junto pessoas acima de 60 anos de idade e ou pessoas com patologias consideradas do grupo de risco do contágio do coronavírus.

Beto Silva