Piracicaba registra seis óbitos por covid-19 nesta quinta (29)

A Secretaria da Saúde registrou 6 óbitos: seis homens com idades de 60, 68, 72, 75 e dois de 88 anos. A cidade registra ainda 63.871 casos confirmados, 1.023 casos suspeitos, 98.226 casos descartados, 61.262 casos recuperados e 1.329 pessoas em tratamento. Com as mortes de hoje, Piracicaba atinge 1.280 óbitos pela doença.

Em 24 horas também outras 135 pessoas receberam o diagnóstico positivo para a doença. Nesta quinta a taxa de ocupação de leitos UTI-SUS está em 58% e a do setor privado em 49%. Já as enfermarias-SUS estão com ocupação de 46% e as do setor privado em 63%.

Governo antecipa vacinação e amplia horário do comércio

O Governo do Estado de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (28) a antecipação do calendário de vacinação contra a covid-19, a imunização de adolescentes para agosto e a ampliação da capacidade de público e horário de funcionamento de comércios e serviços não essenciais a partir de domingo. A conclusão da imunização dos adultos deve ocorrer em 16 de agosto, quatro dias antes da previsão anterior. Já os adolescentes vão começar a ser vacinados no dia 18 de agosto.

A reprogramação, segundo o Estado, é fruto da chegada de mais 1,3 milhão de vacinas do Instituto Butantan, compradas pelo governo paulista para agilizar o Plano Estadual de Imunização. Quem tem entre 28 e 29 anos poderá ser vacinado a partir desta sexta-feira (30). Quem tem entre 25 e 27 anos poderá se imunizar a partir de 5 de agosto. As pessoas com idades entre 18 e 24 anos serão vacinadas a partir de 10 de agosto. O ‘Dia da Esperança’ passa a ser 16 de agosto, quando toda a população adulta de São Paulo deverá ter recebido pelo menos a primeira dose.

A imunização dos adolescentes de 12 a 17 anos será antecipada para 18 de agosto. A partir desta data, começa a imunização com a priorização dos que possuem deficiências, comorbidades, gestantes e puérperas. Este grupo deve ser inteiramente vacinado com pelo menos uma dose até o dia 29 de agosto.

Os demais adolescentes poderão ser vacinados na sequência. Entre 30 de agosto e 5 de setembro será a vez dos que têm idade de 15 a 17 anos. Na sequência, os que têm de 12 a 14 anos serão imunizados no período de 6 a 12 de setembro.

COMÉRCIO
O Governo do Estado também anunciou ontem a ampliação da capacidade de público presencial e horário de funcionamento de comércios e serviços não essenciais a partir do próximo domingo (1). “Após sucessivas melhoras nos índices de saúde e vacinação acelerada contra a covid-19, os estabelecimentos poderão funcionar entre 6h e 0h, com ocupação presencial de até 80% da capacidade”, informou o governo. As novas regras da fase de transição vão valer entre os dias 1 e 16 de agosto. O limite de horário de funcionamento de comércios, serviços em geral e espaços religiosos passa de 23h para 0h. O governo também confirmou o fim do toque de recolher durante as madrugadas.

A capacidade máxima de ocupação permitida nos estabelecimentos, atualmente em 60%, sobe para 80%. O uso obrigatório de máscara em ambientes de acesso público, distanciamento mínimo de um metro e respeito a protocolos de higiene estão mantidos. O acesso de clientes a shoppings, galerias, lojas de rua, bares e restaurantes deverá ser interrompido às 23h, com atendimento permitido até meia-noite.

Da Redação

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

15 + onze =