Piracicaba Rugby leva o esporte aos alunos das escolas públicas

Alunos da Escola Pedro de Mello participaram da aula comemorativa, apresentada pelo Piracicaba Rugby - Crédito foto: divulgação

A Associação Esportiva Piracicaba Rugby completa 45 anos de história e para comemorar a data, a entidade esportiva optou em levar o esporte ao conhecimento de alunos das escolas públicas de Piracicaba. A ideia é divulgar a modalidade através das chamadas Aulas Comemorativas, programadas para acontecerem durante o segundo semestre deste ano.

Nesta quarta, dia 25, alguns de seus professores e atletas estiveram na Escola Estadual Pedro de Mello, localizada na zona rural em Tupi, onde cerca de 80 alunos dos 6º e 7º anos participaram das atividades.

De acordo com a diretora de relações públicas do Piracicaba Rugby, Simone Dias, a escolha pela Pedro de Mello deve-se ao fato da escola estar localizada na zona rural, que tem mais dificuldades de acesso a esse tipo de programa. “Por causa dos protocolos de higiene e prevenção contra a covid-19, a direção da escola optou por uma aula demonstrativa.”

A demonstração foi feita por professores da categoria infanto-juvenil do clube e três jogadores do time adulto. Os alunos mantiveram distância na arquibancada da quadra, e assim, puderam conhecer um pouco sobre a história do rugby, os valores do esporte e suas particularidades, como a bola oval.

A equipe do Piracicaba Rugby dividiu-se em dois times para demonstrar o jogo e explicar como começa a partida, as posições e como funcionam os passes.  O professor Lucas Costa Prado, disse que diferente de outros esportes, onde a bola é tocada sempre para frente, no rugby, ela é passada apenas para o lado ou para trás. “Isso pode causar um pouco de estranheza, por isso fazemos questão de demonstrar.” – reforçou o professor.

Os alunos puderam ver como recepcionar a bola e aprenderam as definições de try (ponto), ruck (formação espontânea de disputa pela bola no chão), scrum (quando os jogadores dos dois times se juntam com a cabeça abaixada e se empurram com o objetivo de ganhar a posse de bola) e tackle (movimento que o atleta faz para derrubar o oponente que esteja com a bola).

“O aprendizado ocorre melhor quando a criança pode visualizar a técnica em tempo real e de perto, por isso fizemos questão de explicar e executar cada movimento e, assim, desmistificar o que é o contato no jogo.” – disse Prado, que ainda falou sobre outras particularidades do esporte:

“No rugby, para derrubar um adversário ou empurrá-lo para proteger a bola é preciso aprender como se faz e quais partes do corpo são permitidas. Em nossa equipe temos jogadores que participaram da conquista do Campeonato Paulista 2019. Isso enriquece tecnicamente o processo de aprendizagem.”

A vivência prática do esporte ficou restrita a subir em um line-out (quando os jogadores são erguidos por seus colegas para disputar a bola em uma cobrança lateral), numa atividade que contou com a participação da aluna Lívia Alves Defante Oliveira, 13. “Eu não conhecia e achei interessante. Eu participaria dos treinos se fossem realizados aqui em Tupi. É diferente e eu gostei bastante.” – ressaltou a aluna.

O diretor da escola, Thiago Franco, endossa a opinião da aluna. “O rugby é uma modalidade esportiva pouco conhecida pela população de Piracicaba. Com essa parceria, tenho certeza de que daremos oportunidades diferenciadas e teremos jogadores de toda parte da cidade, quem sabe até com a participação de alunos da Pedro de Mello”.

As escolas que tiverem interesse em participar da Aula Comemorativa devem entrar em contato direto na página do Instagram do time (@piracicabarugby).

Edilson Morais

[email protected]

LEIA MAIS:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

dezoito + vinte =