Piracicaba Rugby participa de mutirão em plantio com 294 árvores nativas

Rogério de Oliveira, Simone Dias Lantana e voluntários durante o plantio solene - Crédito foto: arquivo/PiracicabaRugby

Em comemoração aos 45 anos do Piracicaba Rugby e dos cinco anos da APR (Associação Piracicaba Rugby), o time realizou na tarde desta terça, dia 21, o plantio solene de duas árvores na Praça das Corujas, no bairro São Judas. A ação marca o início do plantio de 294 mudas de árvores nativas na cidade, por meio de uma parceria com o MudaPira, ONG Gaia Mais, Sedema, Águas do Mirante e Escola Estadual “Pedro de Mello”.

De acordo com a diretora de relações públicas, Simone Dias Lantana, a ideia era levar os valores do rugby para uma ação ambiental que contribuísse para o bem-estar da cidade.  Por essa razão houve a parceria com MudaPira, que é uma referência no cuidado e na conscientização sobre a importância das árvores nos centros urbanos.

“A Praça das Corujas foi escolhida para o plantio solene do jubileu de platina, pois possui o primeiro campinho social de rugby de Piracicaba e é um espaço de transformação urbana participativa, coletiva, voluntária e de consciência ambiental.” – explica a diretora.

O engenheiro florestal Rogério de Oliveira, que trabalha com silvicultura urbana e coordena o MudaPira, disse que a árvore é o ser vivo que representa uma cidade mais sustentável, mais tolerante, com menos lixo, mais educada, com respeito pelo patrimônio público e privado. O MudaPira é um movimento social, aberto e contínuo que visa a mobilização de voluntários para cuidar de espaços públicos através da conscientização ambiental.

Nesta terça, ocorreu ainda o plantio de quatro árvores na Escola Municipal “Professora Anna Maria Fontabelli Avansi”, no Jardim Gilda. “Pode parecer pouco, mas essas árvores farão uma grande diferença.” – conta Rogério.

Nesta quinta, dia 23, crianças da categoria infantil do Piracicaba Rugby em parceria com o Gaia Mais terão como meta plantar 60 árvores no Santa Cecília.

No sábado, dia 25, duas árvores serão plantadas na Escola Estadual “Pedro de Mello”, em Tupi e outras 220 mudas serão plantadas na nascente urbana do bairro Santa Cecília. “Essa região receberá a maior parte das mudas porque com a intensa estiagem, parte da área da nascente pegou fogo e mais de 150 mudas das 300 que tinham sido plantadas não resistiram.” – explica Rogério Oliveira, do MudaPira.

Moção de Aplausos

Nesta terça, dia 21, o Piracicaba Rugby recebeu Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores de Piracicaba, através da iniciativa do vereador Pedro Kawai (PSDB). O evento ocorreu na Associação dos Ex-Alunos da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” e contou a participação de um dos fundadores do time em 1976, além de membros da diretoria.

Edilson Morais

[email protected]

LEIA MAIS:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

sete − seis =