Piracicaba tem mais de 20 atividades no Dia da Criatividade

Tais Lacerda é a responsável pelo evento em Piracicaba | Foto: Amanda Vieira

Entre terça (21) e quarta-feira (22), Piracicaba receberá ao menos 20 atividades online dentro da programação do Dia Mundial da Criatividade, o maior festival colaborativo de criatividade do mundo, que acontece simultaneamente em cerca de 100 países. Esta é a primeira vez que a cidade recebe o evento, cuja líder local é a consultora em inovação e professora universitária Tais Helena Martins Lacerda, a responsável por pleitear a realização em terras piracicabanas. A programação completa pode ser acessada no site www.worldcreativityday.com/brazil/piracicaba.

Todas as atividades, conta Taís, aconteceria em cerca de 10 locais espalhados pela cidade. “Mas a pandemia da Covid-19 (novo coronavírus) obrigou migar tudo para o online”. Desta forma, a participação – gratuita – depende do interessado acessar o site, escolher o tema que lhe agrada e fazer a inscrição na sala. “Serão vídeos ou lives de no máximo 15 minutos”.

O mote do Dia Mundial da Criatividade é enfrentar desafios e estimular a criatividade. “Neste momento temos que nos reinventar. E a crise faz você se reinventar, pensar. Quis trazer o evento a Piracicaba para mostrar o potencial que a cidade tem. Mostrando não só aqui, mas dentro e fora do Brasil”, afirma a líder. Além do site, é possível fazer a inscrição pelo aplicativo de celular ‘Dia Mundial da Criatividade’, disponível gratuitamente.

“Diante dos complexos desafios impostos pelo novo coronavírus, acreditamos que era nossa obrigação celebrar o Dia Mundial da Criatividade como um ato de resistência e otimismo, mostrando que a criatividade é a mais poderosa ferramenta que possuímos neste momento para enfrentar e vencer os obstáculos na nossa cidade”, declara Tais.

A própria líder é uma das incentivadoras do evento local e ministra duas atividades. No dia 22, às 14h, apresenta o projeto CaxaraLab, que procura fomentar ações focadas na Economia Criativa, como mecanismo de fortalecimento da identidade da cidade de Piracicaba junto aos parceiros da loja colaborativa Mosaico de Ideias. Também na quarta, mas às 19h, ela e outras incentivadoras falam sobre a transformação da indústria pelo uso de tecnologias digitais.

Cultura, um dos principais eixos da Economia Criativa, tem destaque na edição piracicabana do Dia Mundial da Criatividade com shows online de artistas locais. O duo Bebe & Felipe Salvego se apresentam às 21h desta terça, enquanto Pa Moreno, uma hora antes no mesmo dia, às 20h, compartilhar experiências de um trabalho voluntário voltado para divulgação da música autoral, usando como ferramenta um programa de rádio numa emissora municipal.

Roteiro Afro Piracicabano também merece destaque. Na terça-feira, às 10h, Júlia Madeira apresenta um roteiro turístico para conhecer pontos históricos negros existentes em Piracicaba, buscando ressignificar a memória e identidade negra da cidade.

Erick Tedesco ([email protected])

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

seis + 11 =