Piracicaba tem menor número de mortes desde 2015

Na cidade houve 44 mortes causadas por acidentes em 2020, índice 26,6% menor na comparação com 2019, com 60 óbitos. (Foto: Claudinho Coradini/JP)

Dados do Infosiga, sistema do Governo do Estado de São Paulo gerenciado pelo Detran (Departamento de Trânsito), informam que Piracicaba registrou o menor número de fatalidades de trânsito desde 2015. Na cidade houve 44 mortes causadas por acidentes em 2020, índice 26,6% menor na comparação com 2019, quando foram registrados 60 óbitos e 31,2% menor do que o registrado há cinco anos.

A queda no número de ocorrências com vítimas fatais em Piracicaba acompanha o cenário registrado no Estado. Conforme os dados do Infosiga, em São Paulo foram registrados 5.023 óbitos causados por acidentes em 2020, 7,6% a menos na comparação com 2019 (5.439) e 22,3% menor do que o registrado há cinco anos.

“O Governo do Estado, em parceria com a sociedade, tem empreendido uma série de iniciativas para combater a violência no trânsito. Investimentos em obras, educação e fi scalização geraram uma queda contínua nos índices. Temos ainda um longo caminho pela frente, mas seguimos nessa jornada com base em inteligência e inovação para gerar projetos efi cazes e que salvam vidas”, afi rmou o diretor-presidente do Detran, Ernesto Mascellani Neto.

Entre janeiro e dezembro de 2020, foram registrados ainda no Estado, 170.292 acidentes com vítimas, redução de 9,3% na comparação com o mesmo período de 2019.

FISCALIZAÇÃO

A Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte) de Piracicaba informou que trabalha para chegar ao equilíbrio entre as ações de natureza punitiva e ações de natureza educativa. “A Semuttran está atenta aos registros de acidentes de trânsito na cidade e procura em suas ações fortalecer medidas que possam diminuir os casos, envolvendo iniciativas de educação de trânsito para adultos e crianças”, informou.

A pasta informou que, de cunho educativo, há uma série de campanhas já realizadas nos próprios abrigos de ônibus da Semuttran e nos ônibus do transporte coletivo, sugerindo comportamentos adequados no trânsito de Piracicaba. Segundo a Semuttran, há previsão, para o primeiro semestre deste ano, ser desenvolvida uma campanha relacionada à poluição sonora. Será realizado um trabalho para coibir o uso de escapamentos abertos de motos, que fazem muito barulho.

Beto Silva
[email protected]

LEIA MAIS:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

dezoito + 15 =