Piracicaba tem redução histórica de acidentes de trânsito com óbitos de janeiro a setembro

Foto: Amanda Vieira/JP

As ruas de Piracicaba registraram, neste ano, o menor número de acidentes de trânsito com óbitos no acumulado dos nove primeiros meses na série histórica do Infosiga. Comparando o mesmo período deste ano com o ano passado, de janeiro a setembro, houve também redução de 41%. Focando apenas nas motocicletas, a redução foi ainda maior: 57%.

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (20) pelo Infosiga, sistema que reúne informações de acidentes e mortes no trânsito e gerido pelo programa Respeito à Vida, do Estado de São Paulo. Em 2020, de janeiro a setembro, considerando todos os modais, ocorreram 17 óbitos nas vias municipais; já no mesmo período deste ano, foram dez, o menor da série histórica do Infosiga, que teve início em 2015. Em relação às motocicletas, em 2020, no mesmo período, foram registrados sete óbitos; já neste ano, o número caiu para três.

Recapitulando a série histórica, de acordo com o Infosiga, em 2015, de janeiro a setembro, considerando todos os modais, foram registrados 31 acidentes com óbitos nas vias municipais de Piracicaba. Em 2016, no mesmo período, foram 17; em 2017, 25; em 2018, 12; e em 2019, foram 20. Quanto às motocicletas, no mesmo período, em 2015 e 2016 foram 10, respectivamente. Em 2017, 13. Em 2018, sete. Em 2019, nove. Em 2020, sete. Em 2021, três.

A secretária de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes, Jane Franco Oliveira, lembra ainda que, desde 2015, a frota de veículos em Piracicaba aumentou em torno de 3%. “Hoje temos cerca de 330 mil veículos registrados e nossas atividades em conjunto da engenharia, educação e fiscalização de trânsito mostram resultado positivo”, analisa Jane.

SETEMBRO – O mês de setembro, se analisado de forma isolada, também apresentou redução de acidentes com óbitos nas vias municipais. Neste ano, ocorreu um. No ano passado, foram quatro óbitos. “A Semuttran trabalha diariamente focando a redução dos acidentes. Em setembro, inclusive, intensificamos as ações de fiscalização, educação e engenharia com a Semana Nacional de Trânsito, realizando atividades nos pontos em que, segundo o Infosiga, ocorre maior número de acidentes no município”, afirma Jane.

LEIA MAIS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

2 × cinco =