Saldo acumulado do ano ainda é negativo em 1.395 | Foto: Amanda Vieira/JP

Piracicaba fechou outubro com o maior saldo positivo de vagas de emprego do ano. No mês, as contratações superaram as demissões em 1.053 vagas. Segundo economista, as admissões refletem a flexibilização da quarentena, uma vez que a cidade está na fase verde do Plano São Paulo. O saldo acumulado de empregos no ano até outubro, porém, ainda está negativo em 1.395. Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério da Economia.


Em outubro, o setor com maior saldo positivo é de indústria (360), seguido de comércio (345), serviço (245) e construção (211). Apenas agropecuária fechou em negativo (- 108).

Para Francisco Crocomo, professor de economia na EEP (Escola de Engenharia de Piracicaba) e Fatep (Faculdade de Tecnologia de Piracicaba), o saldo negativo na agropecuária se dá pelo fim da safra da cana-de-açúçar.

LEIA MAIS:


Já para o bom desempenho de contratações dos setores do comércio e serviço, que foram fortemente afetados pela pandemia, o economista atribui à reabertura da economia. Para o comércio, também contribuem as contratações temporárias de fim de ano.


Crocomo pontua, ao analisar os dados do Caged, que os segmentos que alavancaram o setor de serviço foram os de alojamento e alimentação, que muitos ficaram fechados durante as fases mais restritivas da quarentena; informação, comunicação, atividades financeiras, imobiliárias profissionais e administrativas; e transporte armazenagem e correio.


Vale lembrar, entretanto, que, no acumulado do ano até outubro, os setores de comércio e serviço estão negativos em 473 e 1.764 vagas na cidade, respectivamente.

De acordo com Homero Scarso, gerente regional do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) em Piracicaba, as contratações do setor de indústria em outubro são em decorrência ainda da demanda reprimida causada pela quarentena. “Com a retomada a partir de julho isso veio com uma força muito grande, obviamente que teve que se fazer uma adequação nas contratações para atender a demanda reprimida”, relata.


Scarso ressalta, porém, que uma retomada efetiva da economia só será sinalizada com uma continuidade de saldos positivos crescentes de contratações.

Andressa Mota

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

12 − seis =