Piracicaba vacina mais de 25% da população adulta com as duas doses da vacina contra Covid-19

Foto: Alessandro Maschio/JP

Mais de 83 mil pessoas já completaram o calendário vacinal; Secretaria Municipal de Saúde alerta que cuidados de prevenção à Covid-19 devem continuar mesmo após vacinado

Mais de 25% da população adulta de Piracicaba já recebeu as duas doses da vacina contra Covid-19. De acordo com o Vacinômetro do Estado de São Paulo, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), aplicou até terça-feira, (27), 73.528 segundas doses, entre as vacinas CoronaVac/Butantan e AstraZeneca/Ozford/Fiocruz, o que significa mais de 25% da população com 18 anos ou mais do município, que é de 290.605, de acordo com dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Além das segundas doses, Piracicaba também aplicou 10.508 doses únicas da vacina Janssen. Quanto às primeiras doses, o município aplicou até hoje 219.425, o que significa que mais da metade da população geral já começou o processo de imunização contra Covid-19 por meio da vacina. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população de Piracicaba é de 407.252 pessoas.

A administradora de salão de beleza July Madeira, 47 anos, já recebeu as duas doses da vacina contra Covid-19. Com a pandemia, ela adaptou seu trabalho aos protocolos sanitários de prevenção e agora com o calendário vacinal completo se sente mais tranquila e confiante. “A sensação é de alívio, de esperança e, sem dúvida, a carga emocional de atender as pessoas agora imunizada é muito mais leve. Pelo menos agora já voltei a fazer planos para a minha empresa”, conta.

Apenas com as duas doses dos imunizantes CoronaVac/Butantan, AstraZeneca/Ozford/Fiocruz e Pfizer o calendário vacinal está completo, uma vez que as eficácias foram comprovadas após a aplicação das duas doses. Porém, independente de já ter tomado as duas doses, a Secretaria Municipal de Saúde alerta que é essencial manter todos os cuidados, como usar máscara, evitar aglomeração e higienizar sempre as mãos.

“É essencial que todos continuem tomando todos os cuidados, porque só assim e com o avanço da vacinação vamos reduzir os casos e óbitos pela Covid. E para isso estamos acelerando o processo de vacinação no município para atingir o mais rápido possível altos índices de pessoas vacinadas com as duas doses. Então, se chegou sua vez de tomar a 1ª dose ou se já na hora de tomar a 2ª dose, não perca tempo”, afirma o secretário de Saúde, Filemon Silvano.

July conta que mesmo com as duas doses até redobrou os cuidados, pensando no coletivo e nas filhas, de 22 e 16 anos, que ainda não foram vacinadas. “Também optei por não viajar, sair em bares e restaurantes e fazer atividade física somente ao ar livre. Tenho duas filhas. Combinamos de redobrar nossos esforços até que chegue a data de vacinação delas. Acreditamos que o pior já passou, mas isso não significa que acabou e sim que temos que continuar nos cuidando por nós e pelo coletivo”, afirma.

INTERVALO – O intervalo entre a 1ª e 2ª dose da CoronaVac/Butantan é de 21 a 28 dias e da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz é de 12 semanas. Assim, a população deve ficar atenta à data marcada no comprovante de vacinação para aplicação da 2ª dose e acessar o site VacinaPira para fazer o agendamento.

Até o momento nenhuma pessoa que recebeu a Pfizer no município está no período para tomar a 2ª dose, uma vez que, de acordo com o Ministério da Saúde, o intervalo atual entre as duas doses desse imunizante, que começou a ser aplicado em Piracicaba no começo de junho, é de 12 semanas.

ATRASADOS – Todos os sábados a Secretaria Municipal de Saúde realiza ação no CRAB Vila Rezende, das 8h às 15h, para aplicar a 2ª dose em quem está em atraso para recebê-la, sem agendamento. O objetivo é que todos recebam as duas doses.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica (VE), até segunda-feira, (26), 3.813 pessoas estavam em atraso para receber a 2ª dose, sendo 1.550 da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz e 2.263 da CoronaVac/Butantan.

No próximo sábado, (31), a ação ocorrerá novamente no mesmo horário. Para receber a 2ª dose na ocasião, basta apresentar o comprovante de vacinação com a 1ª dose, RG e CPF.

Da Redação

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

14 + 10 =