Piracicaba vai realizar mais 140 testes por dia em sete pontos

(Foto: Claudinho Coradini/JP)

A Secretaria de Saúde de Piracicaba iniciou ontem a ampliação das unidades médicas para atendimento dos casos de covid-19 na cidade. Além da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Piracicamirim, outros sete postos irão realizar exames em pacientes com suspeita da doença, no total de 140 testes diários. As unidades funcionarão de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 15h, com agendamento. A cidade registrou ontem mais 294 positivados e duas mortes por covid-19. Com isso, a cidade acumula 429 óbitos e 25.346 infectados.

Desde o início da pandemia, em março, o teste era realizado apenas no Centro de Triagem do Coronavírus, na UPA Piracicamirim. Desde ontem, mais três postos de saúde passaram a oferecer o mesmo serviço: Crab (Centro de Referencia da Atenção Básica) Vila Cristina, Crab Mário Dedini e UBS (Unidade Básica de Saúde) Caxambu.

Já o Crab Cecap e UBS Centro começam na semana que vem e outras duas unidades serão definidas nos próximos dias, como forma de acelerar o diagnóstico e tratamento.

Para o secretário de Saúde, Filemon Silvano, a descentralização dos pontos para a realização do teste é fundamental. Segundo ele, a população não vais precisar mais se deslocar para muito distante para saber se está ou não com a covid-19, o que melhora o serviço público e reduz o risco de contágio do novo corona vírus.

“Além da UPA, que continuará com o serviço, um posto em cada região da cidade amplia e qualifica o atendimento, que se torna mais rápido e eficaz, reduzindo o potencial de disseminação do vírus decorrente da circulação do paciente pela cidade”, explicou. Ele disse também que o paciente com sintomas precisa de um atendimento mais próximo, por estar debilitado.

Segundo a Secretaria de Saúde, o município já comprou os insumos necessários à açãoe o almoxarifado conta com 15 mil kits para a fase inicial.

Após a coleta, o material é encaminhado ao laboratório municipal, que cadastra o paciente no sistema de controle e o resultado do exame pode ser visualizado pelo aplicativo da Vigilância Epidemiológica, no site saude.piracicaba. sp.gov.br.

Beto Silva
[email protected]

LEIA MAIS:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

4 × cinco =