Ontem a cidade registrou mais 4 mortes e 137 positivados (Foto: Claudinho Coradini/JP)

O Instituto Butantan, da Capital, vai doar 14 mil testes de covid-19 para Piracicaba. De acordo com a Secretaria de Saúde do município, a testagem será exclusiva para idosos atendidos pela atenção básica. A pasta informou ainda que a cidade vai receber outro lote de testes do instituto para serem usados na população carcerária. Não foi informada a quantidade de testes para as unidades prisionais.

Ontem, a Secretaria de Saúde registrou quatro mortes em razão da covid-19. As vítimas são quatro homens de 58, 69, 78 e 79 anos de idade. O número de mortes por covid-19 no município aumentou para 243.

Em relação aos infectados, foram mais 137 pessoas nas últimas 24 horas, sendo 78 mulheres (de 16 a 91 anos) e 59 homens (com idade entre 18 e 85), elevando o número de contaminados para 9.611.

O município registrou também mais 21 pessoas recuperadas da doença, elevando este número para 7.962. Piracicaba ainda tem 1.406 pessoas em tratamento, 1.038 casos suspeitos e 11.110 casos descartados.

SHOPPING DOA TESTES
O Shopping Piracicaba doou ontem 150 testes de covid-19 (Sorologia) para profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. Desde o dia 23 de julho, o estacionamento do Shopping Piracicaba está recebendo um posto de atendimento da Unibrasil Medicina Diagnóstica para a realização de exames de RT-PCR, Sorologia e Teste Rápido. A ação busca colaborar com os diagnósticos do novo Coronavírus e fortalecer o combate à disseminação da doença.

A doação dos testes, conforme explicou a gerente de Marketing, Sara Elydio, levou em conta a vulnerabilidade destes profissionais e a importância da testagem como medida preventiva. “Entramos em contato com o secretário Pedro de Mello para apresentar nossa intenção da doação dos testes. Ele confirmou a relevância. Após essa conversa, levamos a demanda até a empresa responsável por esse serviço, que prontamente disponibilizou os 150 testes. Ficamos felizes que deu certo e com a oportunidade de ajudar de alguma maneira”.

A gerente comentou que a definição dos profissionais a serem testados ficará a cargo da Secretaria Municipal de Saúde. “O controle será feito pela Prefeitura para que sejam realizados nos profissionais que necessitam da testagem”.

Para o prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, a doação dos testes é bem-vinda. “Os exames doados à Secretaria de Saúde são mais um reforço na luta contra o Coronavírus. Toda ajuda nesse difícil momento é muito bem recebida. Agradecemos essa iniciativa do Shopping Piracicaba. Juntos, vamos vencer essa pandemia”, comentou.

O secretário de Saúde, Pedro Mello, também destacou a iniciativa. “A saúde pública agradece imensamente a atitude da Administração do Shopping Piracicaba. A parceria entre o setor público e o privado em prol da população tem sido uma força expressiva ao longo da história da nossa cidade. A doação desses testes enfatiza esta cultura filantrópica e acontece em boa hora para que possamos fortalecer as ações de enfrentamento da pandemia de Coronavírus em nosso município”.

COVID-19 NO ESTADO
O Estado de São Paulo registra nesta quinta-feira 26.324 óbitos e 674.455 casos confirmados do novo coronavírus. A confirmação de casos e óbitos passa a partir de hoje seguir as novas diretrizes do Ministério da Saúde aos estados e municípios, que prevê agora confirmação clínica.

Com isso, o balanço desta quinta inclui 221 mortes que ocorreram no decorrer da pandemia e foram confirmados por obedecer a estes novos critérios. Assim, o total de óbitos registrados desde ontem chegou a 455, incluindo os outros 234 óbitos confirmados laboratorialmente, conforme critério utilizado até então.

A mudança do Guia de Vigilância prevê que agora os casos e mortes poderão ser também confirmados por critério clínico-imagem, ou seja, confirmações baseadas em exames de imagem que apontam alterações típicas da covid-19 no organismo. Até então, os dados contabilizavam apenas diagnósticos laboratoriais.

Beto Silva

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

onze + cinco =