Comandante entrou para o Exército aos 14 anos pela Espcex (Foto: Arquivo Pessoal)

O general piracicabano Edson Diehl Ripoli foi nomeado comandante da Segunda Divisão de Exército, em São Paulo, após 19 meses como chefe de gabinete do ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva. General Diehl vai assumir o novo cargo amanhã (24), em solenidade às 10h15.

A cerimônia em que general de divisão José Eduardo Pereira vai transmitir a função de comandante da Segunda Divisão de Exército ao General Diehl será restrita, no Quartel-General Integrado, devido à pandemia da covid-19, mas será transmitida ao vivo pelo canal no YouTube do Comando Militar do Sudeste.

A Segunda Divisão de Exército é composta por 25 unidades com cerca de 10 mil militares e é subordinada ao Comando Militar do Sudeste.

O General Diehl tem 55 anos e é filho de Maria Apparecida Diehl e do ex-vereador e ex-presidente do XV de Piracicaba, Romeu Ítali Ripoli, já falecido. Começou sua carreira no Exército em 17 de fevereiro de 1979, aos 14 anos, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas.

Prestes a completar 21 anos, foi declarado aspirante-a-oficial em 7 de dezembro de 1985, sendo classificado no 12º Grupo de Artilharia de Campanha, em Jundiaí, “onde desempenhou as funções de oficial subalterno e de comandante de subunidade”, conforme consta em seu currículo.

É doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, no Rio de Janeiro. Como oficial de estado-maior, o general Diehl chefiou a 3ª Seção da Artilharia Divisionária/5, em Curitiba.

De 2002 a 2004, fez o curso de estado-maior das Forças Armadas na República Federal da Alemanha e, posteriormente, serviu no Centro de Comunicação Social do Exército, em Brasília.

Com vasta capacitação e reconhecimento, em 2015 foi promovido a general de brigada e comandou a Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército até 2016. Em 2018 foi promovido ao atual cargo de general de divisão.

Andressa Mota

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

3 × três =