Piracicabano Erik Cardoso quebra recorde brasileiro e sul-americano na prova dos 100m

Erik Felipe Cardoso comemora a segunda melhor marca da prova - Crédito foto: Comunicação/CBAt

O velocista piracicabano Erik Felipe Barbosa Cardoso entrou definitivamente para a história do atletismo brasileiro ao correr os 100m com o tempo de 10.01 segundos durante o Campeonato Brasileiro Sub-23, disputado no último final de semana. Ele conquistou a medalha de ouro na prova e quebrou o recorde brasileiro e o recorde sul-americano da categoria.

Com a marca registrada nas pistas do Centro Nacional de Desenvolvimento de Atletismo, em Bragança Paulista, o piracicabano alcançou a segunda melhor marca nessa prova em campeonatos disputados na América do Sul. Para se ter uma ideia do feito histórico de Erik Cardoso, Robson Caetano bateu o recorde sul-americano de 1988, na cidade do México, com o tempo de 10 segundos.

A medalha de ouro na prova dos 100m garante a vaga para que o piracicabano Erik Cardoso represente o Brasil no Campeonato Mundial de Atletismo 2022, que será realizado no Oregon, Estados Unidos.

Erik Cardoso, 21, é atualmente atleta do Sesi (SP) e a cada ano vem se destacando entre mais rápidos atletas da atualidade. Nas etapas anteriores do evento, o atleta já havia alcançado o tempo de 10s30. “É uma surpresa melhorar a minha marca. Deus me surpreendeu com esse resultado.”

O atleta também ocupa a terceira colocação entre os mais rápidos nos 200m. Em 2019, ainda com 19 anos, Erik fez parte da equipe brasileira que faturou a medalha de prata no revezamento 4x100m do Campeonato Sul-Americano, em Lima, no Peru.

O técnico do Sesi (SP), Darci Ferreira, disse que o resultado alcançado pelo Erik é fruto de muitos anos de trabalho e de dedicação, que conta com o apoio fundamental do Sesi. “Acredito muito no potencial desse atleta.” – ressaltou o técnico.

O Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo Sub-23 reuniu 602 atletas de 132 clubes de 22 Estados e do Distrito Federal. O torneio distribuiu 168 medalhas em provas individuais e de revezamento. O evento foi realizado sem a presença de público e contou com o apoio da Prefeitura de Bragança Paulista, através da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer.

Edilson Morais

[email protected]

LEIA MAIS:   

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

10 + sete =