Piracicabanos participam do Torneio da Amizade em Campinas; atleta de apenas 9 anos é destaque

Foto: Divulgação

‘Esses eventos são fundamentais para vivenciar o clima das competições’, afirma supervisora técnica

Em busca da primeira experiência em competições no Taekwondo olímpico, 16 crianças e adolescentes da cidade participam neste domingo do II Torneio da Amizade em Campinas. Os atletas terão o apoio da Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras de Piracicaba), que custeará as despesas da viagem. Estão previstas cerca de 100 lutas no evento com início às 8 horas e término às 18h.

A iniciativa da Associação Piracicaba de Taekwondo contará com a participação de integrantes do projeto “Em Busca de Campeões”, do Dojan Industrial (Brock Team Fighters), Dojan Areião e Dojan Nippon. A equipe viaja com os técnicos Carlos Martins e João Silva sob supervisão da experiente Leidiane Aguilar – ex-atleta da seleção brasileira que atua na coordenação da modalidade na cidade junto com o mestre Frederico Mitooka.

Segundo Leidiane, as expectativas são de que as crianças possam ter o primeiro contato com as competições e aprendam a lidar com as emoções. “Esses eventos são fundamentais para que elas possam vivenciar o clima das competições e comecem a aprender a trabalhar com os sentimentos que são gerados”, disse ela.

“Ganhar é ótimo, mas perder também é muito bom para aprender a gerir a derrota, dar a volta por cima e seguir treinando para tentar vencer na próxima. Isso é fundamental no esporte e queremos desenvolver uma nova geração que possa repetir tudo aquilo que já fizemos pela cidade”, completa a ex-atleta, que tem em seu currículo 4 títulos nacionais, 12 Jogos Regionais e 2 Jogos abertos, sempre representando Piracicaba.

Entre as crianças, destaque para a Gabriella Ruiz da Costa de 9 anos, filha do renomado treinador de Kickboxing, Júlio Costa. Apesar de nova, Gabriella já tem experiência em eventos nacionais no Kickboxing e agora quer se aperfeiçoar no Taekwondo olímpico.

Seu treinador, João Silva do Dojan Industrial acredita que sua pupila tem condições de fazer uma boa apresentação. “Ela é bem focada para a idade dela, treina mais do que as outras crianças e tem vontade de evoluir no esporte. Independente do resultado, com certeza fará uma boa luta” afirmou.

PROPOSTA
A proposta do Torneio da Amizade é realizar lutas entre praticantes de nível iniciante e intermediário com idade, peso e experiência de prática /competição similar no intuito de promover e incentivar a prática do esporte.

As lutas dos integrantes da equipe piracicabana serão transmitidas ao vivo e poderão ser acompanhadas pelo IG da @DojanNippon no Instagram.

Da Redação

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

7 + vinte =