Plano de marketing: captação de clientes para advogados

Estruturar um plano de marketing requer criar e agregar valor, satisfazer e encantar seus clientes. Neste texto, sintetizo ações que podem ser incorporadas em um plano de marketing destinado à captação de clientes para advogados, os quais investem tempo e dinheiro no intuito de se posicionarem no mercado. Trata-se de um processo cujos resultados virão do comprometimento com o processo de planejamento. Tais ações, pautadas no código de ética da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), auxiliarão na captação de clientes, bastando, para isso, analisá-las e colocá-las em prática. Concentro-me em ações de comunicação digital como forma de otimizar seus recursos. Primeiro, antes de investir em marketing, você pode utilizar recursos gratuitos, por exemplo, fazer sua conta no Google Meu Negócio, preencher todas as informações e ter destaque para as pessoas que procuram por advogados em um raio próximo a seu escritório. Para usar o marketing, defina seu público-alvo e se posicione como conhecedor da área que atua. A fim de criar interesse e engajamento das pessoas, recomendo a utilização de webinários ao vivo, lives no Facebook e Instagram. Procure abordar conteúdo sobre um tópico jurídico específico. Devido ao setor jurídico estar se tornando competitivo, você pode se destacar dos demais escrevendo artigos informativos e oportunos em seu site, compartilhando-os em suas mídias sociais. Nessa ação, o elemento vital é o marketing de conteúdo; dessa forma, selecione o conteúdo, e os resultados serão certeiros. Outro ponto importante é construir relacionamentos reais, portanto mostre seu valor fazendo um excelente trabalho em seus casos, pois seus clientes precisam estar convictos de que os esforços lhes pouparam dinheiro e suas dores foram resolvidas da melhor forma. Outra ação para garantir referências na captação de clientes é ter um blog, o qual poderá trazer bons resultados se for organizado um conteúdo de alta qualidade. Ainda em busca de obtenção de referências, você pode se valer também destes recursos: participar de um evento local, ministrar palestras presenciais, dar entrevistas em rádios, realizar palestras on-line, e assim por diante. E não se esqueça do tradicional boca a boca mesmo na era digital, visto que grande parte dos advogados obtém seus clientes mediante esse tipo de divulgação. Atenção para os depoimentos on-line, pois 92% dos clientes os leem antes de procurar um advogado. Desse modo, é preciso estar presente no Facebook, no Google Meu Negócio e em outros sites de avaliação. Ou seja, uma forte captação de clientes para advogados é estabelecer uma presença on-line. Crie uma boa reputação participando ou patrocinando eventos jurídicos e organizações da comunidade local. Faça networking com sua comunidade e adote uma abordagem mais positiva. O site deve ser profissional e de qualidade, de preferência, ser responsivo, uma vez que os melhores leads vêm de seu site. Concentre-se em ter um apelo único e estético na qualidade da experiência do usuário e na profundidade do conteúdo que publica. Com os buscadores, seu site será otimizado e atrairá tráfego. Lembre-se de que mais de 80% das pessoas utilizam o Google para buscar prestadores de serviços. Um site otimizado trará os clientes até você. Para ter conexões significativas em diferentes canais de mídias sociais, procure expandir pela seleção de diferentes mídias sociais de acordo com o segmento de atuação. Todo advogado sabe, desde a faculdade, que não pode simplesmente promover seu serviço por meio de ofertas, de cupons de desconto, de marketing agressivo e de nenhuma atividade que vá contra o código de ética da OAB. Sendo assim, o advogado pode aproveitar o poder de produzir conteúdo para ter visibilidade e criar seu posicionamento como referência na área em que atua.

LEIA MAIS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

sete − 2 =