Plano Diretor de Turismo é entregue à Prefeitura

Plano é exigido para o pleito à classificação da cidade MIT. | Foto: Amanda Vieira/JP.

A SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo) e o Comturpi (Conselho Municipal de Turismo) fizeram a entrega oficial da versão impressa, do Plano Diretor de Turismo à Prefeitura de Piracicaba. O Plano aprovado pela Câmara de Vereadores sob a Lei n.º 9404/2020 realizou o mapeamento de todo potencial turístico dos atrativos e rede local. Ele é uma das ferramentas exigidas para o pleito à classificação da cidade como MIT (Município de Interesse Turístico).

“O plano vai nortear as políticas públicas para o turismo e deve ser atualizado a cada três anos. É uma grande conquista para Piracicaba”, comentou Rene Calil, presidente do Comturpi.

Durante a for matação do plano, a SemacTur realizou duas audiências públicas abordando as etapas de elaboração, diretrizes para o desenvolvimento sustentável do turismo municipal, ações e resultados esperados. “Nossa intenção foi abrir para a população, esse instrumento de implementação de política municipal de turismo que funciona como orientador para as ações do poder público e a participação da sociedade civil; a realização do conjunto de ações propostas, além de visar a atuação na perspectiva de levar o município ao cenário ideal de desenvolvimento do turismo”, explicou Rosângela Camolese, secretária da Ação Cultural e Turismo.

A produção de um plano é uma das ações necessárias no processo de tornar Piracicaba um município de interesse turístico e tem a função de ampliar a permanência média dos visitantes atuais e a satisfação com a prestação de serviços, fortalecendo o setor público para a gestão da atividade turística. As ações para a elaboração foram realizadas por técnicos especializados como arquitetos, turismólogos, economista e planejamento urbano. Foram feitas visitas técnicas a estabelecimentos de alimentos e bebidas (bares e restaurantes), hotéis, associações, agências de viagem e pontos turísticos para aplicação de questionários e levantamento de dados de demanda e oferta turística.

O turismo movimenta diversos setores da economia e gera empregos. A cidade recebeu em 2019, quase 600 mil visitantes em dez atrativos turísticos gratuitos. Aumento de 15% em relação a 2017, quando a visitação foi de 522 mil pessoas.

Da Redação

LEIA MAIS:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

13 − 5 =