Plant Based: dieta dos alimentos em sua versão natural e integral

Alimentação mais baseada em vegetais fornece ao organismo ótima quantidade de fi bras e antioxidantes. (Foto: Divulgação)

Plant based não é exatamente um novo termo para dieta vegana ou vegetariana. Quem explica melhor é a nutricionista piracicabana Clarissa Doimo, uma das precursoras na cidade, especialista em Alimentação Vegetariana pela Sociedade Vegetariana Brasileira. A dieta, ela explica, é baseada em plantas busca na medida do possível e praticável obter os alimentos em sua versão natural e integral, e a opção orgânica entra também como um escolha consciente dentro dessa alimentação, mas não é a base da dieta.

Uma alimentação plant based é variada e o fundamento central é que a base de tudo é a terra (frutas, legumes, verduras, sementes, nuts, grãos, leguminosas etc). Ou seja, esse tipo de alimentação não necessariamente exclui proteína animal.

Os benefícios são muitos, conta Clarissa. “Melhora de disposição, maior vitalidade, manutenção de níveis adequados de açúcares e gorduras no sangue, melhora da saúde intestinal são os principais benefícios relatados pelas pessoas que iniciam esse tipo de alimentação”.

Além disso, segundo a nutricionista, uma alimentação mais baseada em vegetais fornece ótima quantidade de fi – bras e antioxidantes, substâncias que auxiliam na prevenção das principais doenças que mais matam no mundo: diabetes, câncer, doença cardiovascular.

Ela também fala dos benefícios mais imediatos ao corpo por meio da plant based. Melhora de disposição, maior vitalidade, manutenção de níveis adequados de açúcares e gorduras no sangue, melhora da saúde intestinal são os principais benefícios relatados pelas pessoas que iniciam esse tipo de alimentação. “Uma alimentação mais baseada em vegetais fornece ótima quantidade de fibras e antioxidantes, substâncias que auxiliam na prevenção das principais doenças que mais matam no mundo: diabetes, câncer, doença cardiovascular”, revela.

ROCAMBOLE DE LENTILHA

1 xícara (de chá) de lentilha crua

1 e 1/2 xícara (de chá) de água

2 folhas de louro

3 colheres (de sopa) de azeite

5 dentes de alho bem picados

1 xícara (de chá) de cebola bem picada

2 colheres (de sopa) de suco de limão

1 colher (de sopa) de orégano desidratado

1/2 colher (de chá) de cominho (opcional)

1/2 xícara (de chá) de aveia em flocos

1/2 xícara (de chá) de farinha de trigo integral sal a gosto

Recheio:

2 xícaras de molho de tomate natural

6 unidades de vagem grandes

6 palitos de cenoura Papel manteiga ou papel alumínio

Modo de Preparo:

Coloque a lentilha em uma vasilha, cubra com o dobro de água e deixe de molho por 8 horas.

Escorra essa água, lave e coloque em uma panela, juntamente com 1 e 1/2 xícara de água e as folhas de louro e deixe cozinhar.

Em seguida, adicione o azeite, o alho, a cebola, o suco de limão, o cominho, o orégano e tempere com sal a gosto. Misture bem e deixe cozinhar por cerca de 3 minutos, mexendo sempre para não queimar.

Desligue e acrescente a farinha de trigo integral, a aveia em fl ocos, misture bem e deixe esfriar completamente.

Enquanto isso, prepare o molho de tomate natural (cozinhe os tomates com água e depois bata ou compre molho de tomate natural).

Você pode também cozinhar 6 unidades de vagem e 6 palitos grandes de cenoura em água fervente por 5 minutos. Escorra e reserve.

Pré-aqueça o forno a 240º C e coloque uma folha de papel manteiga com cerca de 40 cm sobre uma superfície limpa.

Distribua a mistura de lentilha até formar um retângulo com cerca de 30 cm x 20 cm e aperte bem, ajeitando as laterais.

Disponha a vagem e a cenoura sobre ele e em seguida enrole o rocambole.

Procure deixar o rocambole bem firme e para isso aperte bem.

Unte uma assadeira antiaderente com uma colher de sopa de óleo, disponha o rocambole sobre ela, ajeite as laterais e pincele óleo sobre toda a superfície dele.

Leve para assar por 30 minutos a 240º C e em seguida retire do forno.

Cubra o rocambole com metade do molho e deixe a outra parte para a hora que for servir.

Devolva ao forno por mais 10 minutos e está pronto. Regue com azeite para servir.

Erick Tedesco
[email protected]

LEIA MAIS:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

10 − 3 =