Playoffs da NFL começam neste fim de semana

Josh Allen e Stefon Diggs, a dupla que tenta levar o Buffalo Bills novamente ao Super Bowl CRÉDITO: Norm Hall

Os playoffs da NFL (National Football League), a Liga de Futebol Americano dos Estados Unidos, começa neste fim de semana. Neste ano a pós-temporada sofreu uma alteração, com a adição de mais dois times (um de cada conferência) na disputa. Com isso, os jogos desta primeira rodada (também conhecida como wild card), passou de quatro para seis, com o seguinte formato de disputa: segundo contra sétimo, terceiro contra sexto, e quarto contra quinto nas duas conferências. Apenas o atual campeão do Super Bowl, Kansas City Chiefs e o Green Bay Packers, primeiros colocados da AFC (Conferência Americana) e NFC (Conferência Nacional) folgam neste fim de semana.

No sábado (9), serão três partidas, sendo que a primeira será às 15h05, com o confronto entre o Buffalo Bills e Indianapolis Colts, no Bills Stadium em Orchard Park-NY. Buffalo, que venceu a AFC Leste pela primeira vez desde 1995, quebrou uma sequência de 11 títulos consecutivos do New England Patriots, que ficou de fora dos playoffs desta vez. A esperança dos novos iorquinos está na boa dupla formada por Josh Allen (melhor quaterback da divisão desde a saída de Tom Brady do New England) e Stefon Diggs, que chegou neste ano e já é um dos destaques da equipe. O Indianapolis aposta na experiência do quaterback Philip Rivers para avançar.

A segunda partida, às 18h40, será um clássico da NFC Oeste, entre o campeão Seattle Seahawks e o Los Angeles Rams, no Lumen Field, em Seattle-WA. Favorito no confronto, Seattle quer manter a escrita nos últimos dois anos, de que sempre o campeão desta divisão chegou ao Super Bowl e conta com a dupla Russel Wilson e DK Metcalf para isso. O Rams aposta no talento do quaterback Jared Goff e na inteligência do técnico Sean Mcvay para avançar.

O último jogo do sábado será emblemático, com Washington Football Team (campeão da NFC Leste) e Tampa Bay Buccaneears se enfrentando às 22h15, no FedExField, em Landover-MA. De um lado, Alex Smith, que voltou aos playoffs após uma contusão assustadora, que o deixou fora dos gramados por 693 dias, o fez passar por 17 cirurgias e que quase lhe custou a vida. Do outro, Tom Brady, seis vezes campeão do Super Bowl e um dos melhores (ou o melhor) jogador de futebol americano de todos os tempos.

No domingo (10), a primeira partida será entre o campeão da AFC Sul, Tennessee Titans e Baltimore Ravens, às 15h05, no Nissan Stadium em Nashville-TN. Será o reencontro entre os dois, que se enfrentaram no ano passado, quando quem jogou em casa foi Baltimore, mas Tennessee surpreendeu e eliminou o rival. Lamar Jackson busca sua primeira vitória na pós-temporada, enquanto Derrick Henry tentará passar por cima do adversário mais uma vez.

Logo em seguida, às 18h40, no Mercedes-Benz Superdome em Nova Orleans-LA, tem o confronto entre New Orleans Saints (campeão da NFC Sul) e o Chicago Bears. A esperança de New Orleans está na dupla Drew Brees (que pode se aposentar ao fim dos playoffs) e Alvin Kamara, um dos melhores jogadores na temporada regular. O quaterback de Chicago, Mitchell Trubisky ainda busca regularidade nas partidas.

Por fim, às 22h15, tem mais um clássico, desta vez da AFC Norte, entre o campeão Pittsburgh Steelers e o Cleveland Browns. O jogo será no Heinz Field, em Pittsburgh-PA, e colocará mais um duelo entre um quaterback experiente (Bem Roethlisberger) e jovem (Baker Mayfield). Pittsburgh começou arrasador a temporada, com 11 vitórias seguidas, mas tropeçou muito no fim da temporada, enquanto Cleveland chega pelos playoffs pela segunda vez no século, sendo que a última foi em 2002.

Mauro Adamoli

LEIA MAIS:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

três × quatro =