Podcast literário com Libras ganha 4 episódios

Josiane e Alexandre são doutores em literatura

Programa do Sesc é transmitido pelo YouTube com linguagem para surdos

Mais quatro episódios do Letraria serão liberados ao longo deste segundo semestre. O projeto de podcast de literatura inclui intérprete de Libras. Democracia no acesso a obras requisitadas em vestibulares à contemporâneas, Letraria é apresentado pela dupla Alexandre Bragion e Josiane Maria de Souza, ambos doutores em Teoria e História Literária pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Veteranos da divulgação da literatura pelas ondas do rádio com o Educativa nas Letras – programa apresentado na rádio municipal Educativa FM por 15 anos – o podcast já conta seis programas disponíveis via YouTube (busque por: Letraria Sesc Piracicaba). Suellyn Camargo, programadora do Sesc Piracicaba, conta que já conhecia a dupla como profissionais e frequentadores do clube. “A pandemia nos fez repensar os conteúdos. O formato podcast é interessante porque é necessária uma equipe pequena com distanciamento seguro. Também facilita para quem tem pacotes fechados de internet e consegue ver o YouTube sem consumo de dados.” Bragion diz que o programa está em busca de constantes melhorias no podcast com Libras. “Em 2020, o Educativa nas Letras acabou. Logo recebemos várias propostas para participação, radio e podcast.

Pensamos em deixar de lado, mas veio o Sesc com um pessoal super competente. Agora, estamos com programas já gravados e outros por vir e tudo é inteiramente autoral, do texto à trilha sonora.” Para Josiane, o sentimento é de alegria ao disponibilizar literatura. “Dar acesso à leitura, fazer com que as pessoas conheçam por si os autores é estimular a cultura. A questão da acessibilidade com legenda para surdos é de muita importância porque não podemos nos esquecer que todos precisam de informações e livros.” NO AR Já estão publicados no YouTube do Sesc Piracicaba ‘O Marinheiro’ (Fernando Pessoa); o romance angolano ‘Mayombe’ (Pepetela); ‘O Espelho’ (Machado de Assis); ‘Quarto de Despejo (Carolina Maria de Jesus); ‘Sobrevivendo no Inferno’ (Racionais MCs); e obras de Miguel Torga. O escritor Manoel de Barros, um dos maiores poetas do Brasil, é o tema do próximo Letraria.

Cristiane Bonin

[email protected]

Leia Mais:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

18 − 2 =