Porcelanato polido ou acetinado

É hora de dar ‘cara’ a sua obra e as escolhas feitas nessa fase final da construção devem ser baseadas não apenas no gosto, mas também na praticidade e na durabilidade dos produtos. Você sabe as diferenças entre porcelanato acetinado e polido? O revestimento mais desejado da atualidade – por sua versatilidade, facilidade de limpeza e durabilidade – pode ser aplicado em diversos ambientes, tanto em piso como em parede. Para descomplicar e evitar erros na hora de escolher e cuidar é preciso entender as particularidades de cada tipo de porcelanato. Confira!

POLIDO
Eles encantam por seu acabamento brilhante, que confere elegância aos espaços. “Os porcelanatos polidos são revestimentos de muita personalidade, podendo se destacar em qualquer aplicação”, opina Christie Schulka, marketing manager da Incepa. Geralmente esse tipo de revestimento conta com acabamento retificado e junta de apenas 1 mm, garantindo uma paginação bela e contínua.


Acetinado oferece vantagens pela praticidade e durabilidade

O nome ‘polido’ tem referência à sua superfície, lisa, de brilho intenso e que necessita de cuidados especiais em sua manutenção. Se essa for a sua escolha, é importante lembrar que esse não é um revestimento indicado para áreas molhadas – como banheiros, cozinhas e piscina – pois, por não absorver água, o porcelanato polido pode se tornar escorregadio. Seu alto brilho também o torna suscetível a riscos, por isso pede por uma limpeza cuidadosa, apenas com um pano úmido e produtos neutros.

ACETINADO
Do lado oposto ao polido, o porcelanato acetinado aposta em um visual com pouco ou nenhum brilho. Sua superfície é fosca e suave, capaz de tornar os ambientes acolhedores. E como todo porcelanato, é resistente e fácil de manter. Sua principal vantagem em relação ao polido é a pouca chance de riscar – o brilho menos intenso não destaca tanto as eventuais marcas, o que o torna mais indicado para casas com pet, por exemplo. Menos escorregadio, pode ser aplicado em áreas internas e externas.
É uma escolha prática e duradoura, quando se comparada com os materiais naturais.

Fernanda Moraes