Porto Alegre: a imponente capital dos pampas

Porto Alegre, como não te amar? O título do poema de Nelson Martins sobre a fabulosa capital do Rio Grande do Sul é apenas um dos poucos reconhecimentos que essa cidade recebe em razão de seu esplendor. A “Cidade dos Gaúchos”, abreviada em POA é famosa por seus parques, lagoas e cultura única, que fascina qualquer turista que escolhe a “Terra dos Pampas” para passar as férias.

Como toda cidade importante no Brasil e no Mundo, ela possui um Centro Histórico e na capital gaúcha não é diferente. Em Porto Alegre, há diversos pontos turísticos interessantes, como o Mercado Público, com diversos produtos tipicamente gaúchos, diferentes tipos de erva-mate, charque e outras iguarias. Outras atrações do Centro são a Usina do Gasômetro, o Museu Santander Cultural e o Margs (Museu de Artes do Rio Grande do Sul).




Um dos locais preferidos dos gaúchos, sem sombras de dúvidas, é a orla de Guaíba, local de um espetacular pôr do sol. Durante os fins de semana, o local fica fechado, se tornando o lar de ciclistas, skatistas, pedestres e moradores em geral, que munidos de uma garrafa térmica e uma cuia de chimarrão, contemplam o sol desaparecer no horizonte. Se o visitante quiser passear no Guaíba, ele tem a opção de passear pelo Cisne Branco, uma embarcação que é considerada o “Espaço Cultural Flutuante”, no qual o visitante conhece um pouco da história porto-alegrense.

Porto Alegre também se destaca em razão de seus belíssimos parques, como o Parque da Farroupilha, carinhosamente chamado de Redenção, justificando o título da cidade de uma das capitais mais arborizadas do país. O local é ideal para fazer atividades ao ar livre, como um piquenique, passear com o cachorro, relaxar e até para experimentar o tradicional chimarrão. Nos domingos de manhã, o local recebe a Brique da Redenção, famosa feira de artesanato gaúcha.


Após aproveitar o dia no Centro Histórico e passear as margens do Guaíba, o turista que não estiver cansado pode se aventurar na agitada noite gaúcha, na Cidade Baixa e na Padre Chagas. A Cidade Baixa, famoso bairro boêmio, se destaca por suas atrações alternativas, como os botecos de samba e as baladas que mesclam pop-rock, indie e rock, A Padre Chagas, um dos mais nobre de POA, o ideal é chegar no local na hora do jantar para depois curtir a balada nos pubs.

Os amantes do futebol que não conseguem ficar longe deste esporte nem durante as férias não precisam passar vontade, já que podem conferir jogos de dois dos maiores clubes do Brasil: Grêmio e Internacional. O Tricolor joga na Arena do Grêmio, inaugurada em 2012, fica próxima a região do aeroporto e foi um dos estádios da última Copa América. O Estádio do Inter é o Beira-Rio, que tem esse nome por ficar as margens do rio Guaíba. O local foi inaugurado em1969, porém foi reformado para a Copa do Mundo de 2014, quando recebeu cinco jogos.

Mauro Adamoli