Porto Rico: Onde a calmaria predomina

Porto Rico, destino ideal para as próximas férias (Foto: Emese Gaal)

Ilha caribenha e território incorporado dos Estados Unidos, Porto Rico é um destino agradável e convidativo para os turistas que planejam passar suas férias no Caribe. Sua paisagem é marcada por montanhas, cachoeiras e a floresta tropical El Yunque, locais perfeitos para aqueles que buscam aventuras ou apenas desfrutar da tranquilidade.

Ilha caribenha possui praias com águas mornas (Foto: Andre Nunez)

SAN JUAN




San Juan, capital de Porto Rico, é uma cidade bilíngue (assim como todo o país), já que foi fundada por espanhóis e incorporada pelos Estados Unidos em 2012. O local favorito dos turistas e dos nativos é a praia de Crash Boat, considerada o paraíso da cidade. O local parece uma piscina gigante, em razão da tonalidade de suas águas, além de serem mornas durante a maior parte do ano. Em seu entorno, diversas opções de bares e restaurantes dão vida ao charmoso local.

Outro ponto único é a Baía do Mosquito, que dispõe de 34 quilômetros de extensão e é conhecida como baía bioluminescente, devido aos plânctons que geram luminosidade na água, como se a luz fosse do mar, um verdadeiro espetáculo da mãe natureza. Na parte da noite, a praia continua em alta, já que o show de luzes deixa o local deslumbrante, sendo o cenário ideal para fotos inesquecíveis.

O Centro Velho (Old San Juan) é a parte mais antiga da cidade e contém dois castelos (construídos no século 16), além de praças, casarões e fortalezas. Antigo forte para proteger o território de navios inimigos, o Forte San Felipe Del Morro é um dos pontos mais visitados da história, além de ser Patrimônio da Humanidade nomeado pela Unesco.

VIEQUES E CULEBRAS

Isla de Vieques é essencial para os visitantes que buscam a calmaria de uma praia sem a infraestrutura atual de bares e quiosques responsáveis por chamar centenas de turistas em busca de modernidade. Com 40 praias, as opções são variadas. A Ilha de Culebra também se destaca por prais esplendorosas, como Flamenco, Tamarindo e Melones, enquanto que o Culebra National Wildlife Refuge, é o local ideal para os amantes da natureza que buscam por aventuras.

EL YUNQUE

Localizada a 56 km da capital, o Parque Nacional El Yunque é um espetáculo a parte em Porto Rico. Local ideal para caminhadas, rafting e outras atividades físicas, a floresta tropical ocupa uma área de 113 Km² e recebe 600 mil visitantes por ano. Os principais pontos do parque são as cachoeiras La Mina e La Coca, sendo que a primeira contém corredeiras e água em forma de piscina, enquanto que a fica mais perto da mata fechada. Em razão das fortes chuvas, a fauna e a flora são diversificadas, sendo que os animais pequenos predominam o local, como sapos, lagartos e pássaros.

Parque nacional El Yunque é ideal para caminhadas e raftings (Foto: Carlos Manchego)

Mauro Adamoli