
O potencial turístico de Piracicaba vai muito além das belezas naturais do rio que dá nome à cidade. O município é um importante centro cultural da região com vários espaços dedicados à realização de eventos musicais, teatro e exposições, entre outros.
Na quarta reportagem da série sobre os pontos turísticos da cidade, o Jornal de Piracicaba mostra o que os visitantes podem esperar do CCMW (Centro Cultural Martha Watts) e da Pinacoteca Municipal Miguel Dutra. Também traz peculiaridades do Observatório Astronômico e mostra o porquê um passeio no Teatro Municipal Dr. Losso Netto é ‘obrigatório’.
“O Centro Cultural Martha Watts é um lugar multicultural e de pesquisa. Nele, encontramos o Museu Jair de Araújo Lopes, que conta a história da educação em Piracicaba, mostra costumes da cidade e região em épocas distintas”, afirmou Joceli Cerqueira Lazier, coordenadora do CCMW.
De acordo com ela, o passeio leva o visitante a um sentimento de pertencimento por meio dos objetos ali existentes, recordando de lugares, pessoas e momentos. “Além disso, temos três salas de exposições e mostras de artes, e o Espaço Memória Piracicabana, onde estão reunidos importantes acervos históricos sobre Piracicaba e região”, acrescentou.
Mantido pelo IEP (Instituto Educacional Piracicabano), o Centro Cultural Martha Watts também funciona como uma grande galeria de arte, onde são expostos quadros e objetos do próprio acervo. Suspensa atualmente por conta da pandemia da Covid-19, a visitação pode ser realizada de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Para passeios em grupo, com mais de oito pessoas, a visita deve ser agendada com antecedência.
ACERVO ARTÍSTICO
Construída em 1968, a Pinacoteca Municipal Miguel Dutra mantém e conserva o acervo artístico do município, composto por aproximadamente 900 obras. O espaço fica na Rua Moraes Barros, 233, no Centro.
O nome da Pinacoteca é uma homenagem a Miguel Archanjo Benício D’Assumpção Dutra, um artista de notável talento, envolvido com pintura, escultura, arquitetura e música. Ele é considerado o criador local da pintura em cavalete – o primeiro pintor que se instalou ao ar livre para transpor para a tela as impressões da paisagem local e do cotidiano dos seus moradores de Piracicaba, o teatro é um dos muitos pontos turísticos do município que merece a visita das pessoas.
Com pouco mais de 700 lugares, o espaço oferece ao público espetáculos do circuito nacional de teatro, dança, música, exposições e intervenções artísticas e culturais.
Projetado pelos arquitetos Antonio Sergio Bergamin, Arnaldo Martino, José Guilherme Sayoy de Castro, Luiz Sisberg e Silvio Oppenhein, o prédio foi inaugurado em agosto de 1878 apenas como Teatro Municipal de Piracicaba. Somente em abril de 1993, passou a se chamar Teatro Municipal Dr. Losso Netto, em homenagem ao jornalista, proprietário e diretor do Jornal de Piracicaba, incentivador do desenvolvimento da cidade.
Entre os eventos realizados no local, três se destacam como sendo oficiais: Salão de Aquarelas de Piracicaba, Salão de Belas Artes e Salão de Arte Contemporânea. Há ainda a Mostra Almeida Junior, promovida pela Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos, além de exposições individuais e coletivas.
“O primeiro salão de arte contemporânea de Piracicaba foi realizado de 13 a 27 de agosto de 1967 no Calq (Centro Acadêmico Luiz de Queiroz). Era um incentivo à arte junto à classe estudantil. A Administração está estudando uma possível revitalização do espaço que está fechado devido à pandemia”, afirmou a assessoria da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).
DE OLHO NO CÉU
O Observatório Astronômico Elias Salum é o destino ideal para quem gosta de observar as estrelas. A grande atração do local é a luneta alemã Steinheil, uma das três maiores do Estado de São Paulo, sendo capaz de proporcionar às crianças uma visão científi ca didática.
Nas visitas monitoradas – no momento suspensas por conta da Covid-19 -, é possível conhecer os relógios de Sol utilizados pelos antigos, sua evolução e os vários tipos existentes; a utilização de bússola; o caminho do Sol na esfera celeste; entre outras curiosidades.
O observatório também possui um pequeno museu com quatro exemplares de meteoritos, fotos diversas e quadros de brasileiros que se interessaram pela astronomia, como Dom Pedro II e Santos Dumont. Esse espaço funciona no quilômetro três da Rodovia Fausto Santomauro, que liga Piracicaba a Rio Claro, após o Jardim Zoológico. O local fica aberto aos sábados, das 19 às 22 horas, sem necessidade de agendamento prévio. Já as visitas monitoradas podem ser agendadas pelo (19) 3413-0990.
PEÇAS E MUSICAIS
Devido à pandemia do novo coronavírus, as últimas apresentações realizadas no Teatro Municipal Dr. Losso Netto ocorreram em 2019. Estão entre os artistas subiram ao palco a Jovem Guarda (Vanderleia/Dudu), ABBA Cover, Osvaldo Montenegro, Titãs e Almir Sater. Considerado um dos cartões postais.
Ana Carolina Leal
[email protected]
LEIA MAIS:
- MEC calculará nota de corte do Sisu pelo modelo vigente até 2019
- Universidade usa jogos de tabuleiro para ensinar química a detentos
- Formula E tem quarto vencedor diferente em quatro corridas
- Flamengo bate Palmeiras nos pênaltis e leva Supercopa do Brasil
- Nova lei de trânsito entra em vigor nesta segunda-feira