Poupatempo reabre hoje na cidade para atendimento ao público

População deve seguir os protocolos sanitários (Foto: Amanda Vieira/JP)

A unidade estadual do Poupatempo na cidade retoma os atendimentos presenciais hoje (10) – com horário agendado previamente – para os serviços que não podem ser realizados via internet. As vagas estão disponíveis em www.poupatempo.sp.gov.br ou no aplicativo Poupatempo Digital. O Poupatempo fica na Praça José Bonifàcio, 700, no Centro.

Para a reabertura, segundo o Poupatempo, foram determinados protocolos sanitários – como uso de máscara, aferição da temperatura e higienização das mãos com álcool em gel; distanciamento social por meio de sinalizações, controle de acesso e a capacidade de atendimento da unidade está reduzida a 30%. Desta forma, são priorizados serviços que necessitam da presença do cidadão para serem concluídos, como a solicitação do RG e da primeira habilitação.

Outros serviços, como a solicitação da Carteira de Trabalho, seguro-desemprego, licenciamento e transferência de veículos, continuam a ser feitos de forma remota, também via site ou aplicativo. O acesso é permitido apenas para quem tem horário agendado e é aconselhado que não tenha acompanhante, por isso é autorizado somente em caso de crianças, idosos ou pessoas com deficiência. A reabertura gradual do Poupatempo em todo o Estado começou em 19 de agosto e 35 unidades já estão em pleno funcionamento.

DETRAN
A unidade do Detran em Piracicaba, no Jardim Califórnia, no entanto, permanece fechada para atendimento ao público e, a partir de hoje, todos os serviços do órgão passam a ser atendidos no Poupatempo. Como informou a assessoria do Detran, a Ciretran de Piracicaba funciona, por tempo indeterminado, apenas para procedimentos internos. A exceção é a vistoria veicular, com agendamentos liberados a partir de hoje.

O JP questionou o órgão sobre a volta do atendimento presencial no local, mas o Detran não informou uma data.

Andressa Mota

Erick Tedesco