Prática e versátil, a farofa tem inúmeras combinações saborosas

O pequi dá um toque sertanejo ao frango com farofa

A farofa é uma iguaria da culinária brasileira presente à mesa deste o período colonial. Acompanha o prato mais típico do país, a feijoada, é um clássico das ceias natalinas e, como acompanhamento, é servido junto a assados de carne, ave ou peixe.

A palavra farofa deriva do quimbundo ‘falofa’, uma das línguas bantu mais faladas em Angola. É a farinha de mandioca ou farinha de milho escaldadas ou torradas, geralmente passadas na gordura ou na manteiga, nas quais podem ser acrescentados inúmeros outros ingredientes, como bacon torrado, linguiça frita, ovo, carne, tofu, ou outros alimentos de origem vegetal.




Apesar da origem humilde, desde séculos passados a farofa também é consumida pelas classes mais abastadas. A história conta que o folclórico Dom João IV, pai de D. Pedro I, aquele que saiu fugido de Portugal e trouxe uma corte inteira ao Brasil em 1808, adorava uma farofa com galinha assada.

E não à toa a famigerada palavra ‘farofeiro’, tanto usada no país em diversas ocasiões, surgiu mesmo do alimento. Como a farofa não necessita de refrigeração para armazenamento e faz com que seja ideal em piquenique ou como uma comida para levar para o trabalho ou viagens – os chamados “farofeiros”.

Ficar em casa tem se tornado a rotina de muitas pessoas nos últimos tempos. Então, que tal aproveitar este momento para aprender uma receita à base de farofa?

Tainha recheada com farofa de camarão

Ingredientes
1 Tainha limpa (cerca de 1,5kg)
2 colheres (sopa) de suco de limão (30ml)
1 colher (sopa) de azeite (15ml)
Sal e pimenta do reino a gosto
½ xícara (chá) de água (120ml)
1 ½ colher (sopa) de óleo (22,5ml)
1 cebola pequena picada (60g)
250g de camarões pequenos sem casca e limpos
¼ xícara (chá) de cheiro verde picado (30g)
1 xícara (chá) de Farofa (100g)
2 colheres (sopa) de azeitonas pretas picadas (25g)
Sal a gosto

Taínha recheada com farofa é ideal para uma refeição especial

Modo de Preparo
Coloque a Tainha numa assadeira e tempere com uma mistura feita com o suco de limão, o azeite, o sal e a pimenta. Com ajuda de um garfo, faça furinhos na parte interna do peixe, para que o tempero penetre. Cubra com filme plástico. Deixe na geladeira pegando gosto por 1 hora. Numa frigideira média aqueça o óleo e refogue a cebola até ficar macia. Acrescente os camarões e cozinhe somente até ficarem rosados, mexendo de vez em quando. Acrescente o cheiro verde.

Junte a farofa as azeitonas, tempere com o sal e cozinhe até os ingredientes ficarem bem envolvidos. Tire do fogo. Preaqueça o forno em temperatura média (180°C). Numa assadeira grande, coloque o peixe. Antes de rechear, distribua no seu interior, todo o tempero que ficou na assadeira. Recheie o peixe com a farofa. Feche o peixe espetando na pele palitos de dente para unir as duas extremidades. Coloque os palitos paralelos a uma distância de 2cm para que o recheio não saia.

Acrescente metade da água na assadeira e leve ao forno. Asse por cerca de 50 minutos ou até o peixe ficar cozido e ainda úmido (na metade do cozimento acrescente o restante da água).

Aproveite o molho que fica na assadeira e prepare uma farofa. Acrescente 1 xícara (chá) de água na assadeira. Leve ao fogo e cozinhe mexendo e raspando o fundo da assadeira até obter um molhinho. Acrescente meia xícara (chá) de farofa e meia colher (sopa) de coentro picado (2,5g).

Farofa de frango com pequi

Ingredientes
1 peito de frango (340g)
1 coxa de frango sem pele (120g)
1 sobrecoxa de frango sem pele (180g)
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
2 dentes de alho amassados (4g)
½ xícara (chá) de óleo (120ml)
1 cebola pequena picada (60g)
4 xícaras (chá) de água quente (cerca de 1l)
4 pequis com caroço em conserva (160g) ou ½ xícara (chá) de pequi fatiado em conserva (60g)
Pimenta de cheiro a gosto
½ pacote de farofa (250g)
¼ xícara (chá) de cebolinha picada (10g)

Modo de preparo
Corte o frango em pedaços pequenos. Tempere com o sal, a pimenta do reino e metade do alho. Reserve. Numa panela grande, aqueça o óleo e refogue a cebola até dourar. Acrescente o restante do alho e os pedaços de frango. Refogue até o frango dourar (cerca de 15 minutos). Adicione a água e as fatias de pequi.

Cozinhe em fogo brando, panela tampada até o frango ficar cozido e macio (cerca de 30 minutos). Acerte o sal, se necessário. Desfie o frango e elimine os ossos. Acrescente a pimenta de cheiro. Junte a farofa. Misture. Junte a cebolinha e sirva.

Farofa de couve

Ingredientes
2 colheres (sopa) de manteiga ou oleo (30ml)
2 dentes de alho amassados (4g)
1 maço de couve lavado (sem o talo) cortado em tirinhas (cerca de 300g)
Sal a gosto
2 xícaras (chá) de farofa (200g)

Farofa de couve é uma receita fácil e deliciosa

Modo de preparo
Aqueça o óleo em uma frigideira grande. Refogue o alho até começar a dourar. Junte a couve e refogue até murchar. Tempere com o sal. Acrescente a farofa. Misture. Acerte o sal e sirva. Para cortar a couve bem fina: retire a parte central de cada folha e enrole-a bem apertada como um charuto. Corte com uma faca afiada.

Não use as couves que têm pintinhas amarelas ou que estejam completamente amareladas. Mas se estiverem verdes, porém um pouco murchas, deixe as com os cabos mergulhados dentro de água fria por mais ou menos meia hora. Ela ficará novamente fresquinha, como se tivesse sido apanhada na hora.

Erick Tedesco