Prazo para recadastrado do SUS foi estendido para abril de 2021

Continuam ações para recadastrar 100 da população | Foto: Amanda Vieira/JP

Portaria do MS (Ministério da Saúde) estendeu para abril o prazo para que as secretarias municipais de Saúde recadastrem a população no SUS. De acordo com o documento, a meta é recadastrar 70% dos usuários proporcional ao estabelecido na portaria em cada setor. De acordo com a SMS (Secretaria Municipal de Saúde), Piracicaba já atingiu a meta estipulada e reforçou que as ações para cadastrar 100% da população continuam.

LEIA MAIS:


A pasta informou que as equipes da Atenção Básica recadastraram cerca de 180 mil pessoas de áreas de abrangência de USF (Unidade de Saúde da Família) e mais 48.285 em áreas de abrangência de CRABs (Centros de Referência da Atenção Básica) e UBSs (Unidades Básicas de Saúde).


“Com a meta de 70% de 200 mil para as USFs, deveríamos ter até abril de 2021 pelo menos 140 mil cadastros neste setor. Com a meta de 70% para os 38 mil de Crabs e UBSs, deveríamos ter até abril de 2021 pelo menos 26.600 cadastros para estes setores. Isso significa que superamos a meta inicial estabelecida pelo MS bem antes do prazo, considerando-se a prorrogação até abril e a definição de 70% da meta total. Mesmo assim, seguiremos com o cadastramento para que possamos ter 100% da população piracicabana cadastrada no SUS”, afirma a pasta.

De acordo com a portaria, cada USF dos perímetros urbanos deve ter 4 mil pessoas cadastradas. Segundo a SMS, Piracicaba conta com 50 USFs, o total de cadastros para este setor é de 200 mil pessoas.


Cada equipe da atenção básica com equipe de enfermeiro e médico de 20 horas deve ter 2 mil pessoas cadastradas. Piracicaba conta com 16 equipes nessas características, o requer que 32 mil pessoas estejam cadastradas. Já cada equipe de enfermeiro de 30 horas deve ter 3 mil pessoas cadastradas. Piracicaba tem 2 equipes com essa estrutura, o que equivale a 6 mil pessoas que precisam estar cadastradas, segundo dados da SMS.

Andressa Mota

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

dez − dois =