Equipamento chegou em junho e está parado desde então | Foto: Claudinho Coradini/JP

A Prefeitura de Piracicaba aguarda laudo de fiscalização do Conselho Regional de Medicina Veterinária para colocar o Castra Móvel em funcionamento. O equipamento está na cidade pelo menos desde junho e é destinado à castração de animais em bairros carentes.


“Assim que for devidamente aprovado pelo conselho, será encaminhado projeto das ações a serem realizadas, que também precisa ser aprovado. Assim daremos início à utilização do castramóvel”, informou a SMS (Secretaria Municipal de Saúde) em nota.


A pasta gerencia a aquisição do veículo desde o ano passado. O Castra Móvel foi viabilidade por meio de verba recebida via deputado federal Ricardo Izar (PP), por intermédio da SPPA (Sociedade Piracicabana de Proteção aos Animais).

LEIA MAIS:

Em julho a pasta informou à reportagem que existiam projetos em estudo e que iria aplicá-los assim que o período de pandemia acabasse. Na sexta (13), a SMS informou que o veículo está no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).
Hoje (14), os membros do Copet (Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais) vão visitar o Castra Móvel. A criação do conselho foi aprovada pelo Câmara dos Vereadores em agosto. Os 32 integrantes foram nomeados pelo Executivo na última quarta-feira (11), com publicação no Diário Oficial.
Hoje os integrantes também serão apresentados entre si. O Copet é de caráter consultivo, composto por 16 membros do poder público e 16 da sociedade civil e é vinculado à SMS.


Entre os objetivos do órgão estão propor e discutir ações de defesa de animais feridos e abandonados e programas de estímulo à adoção de bichos de estimação ou doméstico e divulgação da guarda responsável. Também contribuirá na criação de políticas de proteção dos animais e de seus habitats e de incentivo à preservação das espécies da fauna silvestre e a manutenção dos ecossistemas.

Andressa Mota

[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

dezesseis + 20 =