Prefeitura cancela ponto facultativo de carnaval 2021

Festividade também não aparece no calendário de feriados da cidade; objetivo é evitar aglomerações | Foto: Claudinho Coradini/JP

Em decreto nesta semana o prefeito Luciano Almeida revogou decreto de setembro do ano passado que abordava pontos facultativos de carnaval na semana do dia 15 de fevereiro. Desta forma, a festividade também não aparece no calendário oficial de feriados e pontos facultativos do município em 2021, disponível no site da prefeitura. A medida visa evitar aglomerações e, assim, aumento de casos da covid-19.


A prefeitura informou que orienta que todos sigam, durante o período de carnaval, as regras do Plano São Paulo, que o Governo do Estado vai abordar em pronunciamento na próxima sexta-feira (12). Segundo o Executivo, força-tarefa criada para coibir o desrespeito aos protocolos sanitários já tem conhecimento de festas clandestinas agendadas e vai intensificar fiscalização junto à Guarda Civil, Polícia Militar e Vigilância Sanitária para chegar antes nos locais e fazer as interdições de “maneira pacífica”.

LEIA MAIS:

O coordenador do Cevisa (Centro de Vigilância em Saúde), Moisés Taglieta, lembra que essas medidas são necessárias para achatar a cursa de contágio e óbitos e evitar colapso no sistema de saúde. Ele enfatiza ainda a necessidade da população continuar cumprindo os protocolos, como distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel.


Taglietta enfatiza ainda que as vacinas ainda não têm reflexo ainda para possibilitar as festividades de carnaval. “Na verdade, só as pessoas podem realmente contribuir em não se aglomerar. Nós vemos as festividades de fim de ano e nós estamos passando pelos reflexos até agora. A gente atingiu os maiores números em janeiro. Cada um tem que fazer sua parte, o governo está tentando mostrar que não dá para ter carnaval, é o tipo de festa que não dá para ser feita nesse momento. Se não, a gente vai enfrentar de novo um pico muito grande e sempre o maior risco é do sistema de saúde entrar em colapso”, afirma.

LIVE
As secretarias de Ação Cultural e Turismo promovem no dia 11 de fevereiro, às 17h, live na página da prefeitura no Facebook com exibição do documentário sobre a Banda do Bule e, em seguida, debate com representantes de escola de samba, músicos e carnavalescos.

Andressa Mota

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

2 × um =