Prefeitura conclui reforma do Terminal São Jorge

Foto: Prefeitura de Piracicaba/Divulgação

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), concluiu as obras de reforma do Terminal São Jorge Jayme Cunha Caldeira, localizado na rua Conchas, no bairro São Jorge. O investimento foi de R$ 649.941,81.

O secretário da Semuttran, José Vicente Caixeta, destaca a importância da reforma do terminal para maior conforto e segurança dos usuários do transporte coletivo e para estimular o seu uso. “Com estes investimentos, haverá um grande incremento do comércio e dos serviços no entorno do TSJ, como ocorreram nos outros terminais”, destaca o secretário.

De acordo com o setor de Engenharia da Semuttran, entre as obras executadas, estão a colocação de telas anti-pássaros para evitar o pouso e ninhos de aves no local, o que pode ocasionar doenças e sujeira; troca de algumas luminárias do terminal e a reformulação de parte do sistema de combate a incêndio que foi modernizado, com novas tubulações, extintores e sensores.

Também foram reformulados os acessos de pedestres ao terminal e a instalação dos novos gradis para melhor controle e monitoramento. Foi instalada faixa elevada no acesso à plataforma, para dar mais segurança aos usuários e melhorar o deslocamento de usuários com dificuldade de locomoção. Para auxiliar os deficientes visuais, todo o terminal ganhou pisos podotáteis direcionais e de alerta.

As oito baias de embarque e desembarque foram mantidas, porque, segundo estudo de demanda, são suficientes, assim como o número de baias para estacionamento de ônibus fora de serviço. A plataforma de embarque e desembarque foi dotada de novos equipamentos, como bancos em maior quantidade, lixeiras para coleta seletiva de materiais.

BILHETERIAS – As antigas bilheterias foram, em parte, demolidas e foi feita uma nova distribuição de espaços para melhorar o trabalho dos funcionários e atendimento ao público. O terminal ganhou ainda um novo reservatório de água, com capacidade para 36 mil litros. As tubulações também foram trocadas.

Os sistemas de esgotamento sanitário também entraram no pacote de melhorias e foram trocados por tubulações novas e adequadas ao novo projeto. Também foram instalados pára-raios no terminal.

Outra melhoria recaiu sobre a comunicação visual do Terminal São Jorge que foi totalmente reformulada e modernizada, com novos pontos de alerta, placas e pontos de orientação para deslocamento mais rápido e seguro de pessoas. Foram utilizadas cores e padrões modernos e de acordo com as normas vigentes.

Aqueles que seguem de bicicleta até o terminal para utilizar o transporte coletivo tem agora à disposição, paraciclos para deixar suas bikes guardadas com segurança.

Da Redação

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

1 × 3 =