Prefeitura confirma 1º caso de varíola dos macacos em Piracicaba

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Piracicaba confirmou, nesta segunda-feira (01), o primeiro caso de varíola dos macacos em Piracicaba. De acordo com a Secretaria de Saúde, o primeiro caso é de um homem de 38 anos, sem histórico de viagem ao exterior.

O paciente já foi notificado e está em isolamento, sendo acompanhado pelo CEDIC, onde recebe o tratamento adequado para a doença.

DOENÇA E TRANSMISSÃO — Segundo a Organização Pan-americana de Saúde, a varíola dos macacos é uma zoonose causada pelo vírus monkeypox, do gênero Orthopoxvirus, pertencente à família Poxviridae. A essa família, também pertencem os vírus da varíola e o vírus Vaccínia, a partir do qual a vacina contra varíola foi desenvolvida.

A varíola dos macacos é transmitida principalmente por contato direto ou indireto com sangue, fluidos corporais, lesões na pele ou mucosas de animais infectados. A transmissão secundária ou de pessoa a pessoa pode acontecer por contato próximo com secreções infectadas das vias respiratórias ou lesões na pele de uma pessoa infectada, ou com objetos contaminados recentemente com fluidos do paciente ou materiais da lesão.

A transmissão ocorre principalmente por gotículas respiratórias. Esta enfermidade também é transmitida por inoculação ou através da placenta (varíola dos macacos congênita). Não há evidência de que o vírus seja transmitido por via sexual.

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

7 + dezoito =