Prefeitura de Rio Claro exonera 208 servidores

As exonerações atendem recomendação administrativa expedida pela 7ª Promotoria de Justiça de Rio Claro. (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Rio Claro exonerou ontem 208 servidores, entre funcionários de carreira e cargos de comissão. As exonerações atendem recomendação administrativa expedida pela 7ª Promotoria de Justiça de Rio Claro, a portaria com as dispensas dos servidores foi publicada no Diário Oficial do município.


Com a medida, a prefeitura fica sem diretores, gerentes e assessores. A administração informou que, neste momento, não tem como recompor o quadro de trabalho com funcionários de carreira, pois os cargos deixaram de existir.

“É uma situação inusitada, que traz grandes dificuldades para a governabilidade, com reflexos diretos nos serviços à comunidade”, destacou em nota o secretário municipal de Negócios Jurídicos, Rodrigo Ragghiante.

As exonerações ocorreram em razão de entendimento da Justiça que declarou inconstitucional uma lei municipal aprovada na gestão anterior, em 2014.   

O prefeito João Teixeira Junior (DEM) enviou projeto à Câmara de Vereadores para uma nova reforma administrativa, que corrigiria os erros de seis anos atrás e reduzia o número de cargos, mas o projeto não foi aprovado pelos vereadores em votação realizada em maio.

“Pretendíamos enxugar um pouco mais a estrutura administrativa do município, conforme já havíamos feito no início de nossa gestão”, afirmou o democrata, lembrando que no início de seu governo houve diminuição de quatro secretarias municipais e a Fundação Ulysses deixou de ser custeada pelo município.

Na época foram extintas as secretarias municipais de Transportes, de Manutenção, de Turismo e de Desenvolvimento Econômico. Todas foram incorporadas a outras secretarias. A Fundação Municipal Ulysses Guimarães deixou de ter cargos remunerados pela prefeitura.

No projeto enviado à Câmara, o prefeito reduzia em 62% o número de comissionados.

Beto Silva

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

dezoito + dezessete =